O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) tomou conhecimento de que o Sindicato Patronal, que representa a rede filantrópica e as terceirizadas (Sindifiba), orientou as empresas a retirar a gratificação de setor especializado e diminuir o adicional noturno de 40% para 20%.
Informamos que se trata de uma decisão arbitrária e sem qualquer negociação com o SEEB.
A ultratividade, que eles se referem, nunca foi aplicada desde o início da reforma trabalhista.
O que acontece é que eles estão se aproveitando do piso salarial para retirar direitos, sem ao menos dialogar com o sindicato.
O patronal quer confundir as/os enfermeiras/os sobre uma decisão absurda da empresa em retirar a gratificação do setor fechado e reduzir o adicional noturno impactando em perda da remuneração mensal em aproximadamente R$ 1.000 (mil reais).
O SEEB não aceitou e não aceitará a perda dos direitos das enfermeiras/os!!! Essa decisão foi unilateral e arbitrária dos patrões.
Na noite do dia 06/06, o SEEB realizou Assembleia com expressiva participação das enfermeiras/os, que estão revoltadas com a perda dos valores e a falta de respeito do patronal. Na manhã de quarta-feira, 07/06, o sindicato mobilizou as/os trabalhadoras/es para um protesto em frente ao Hospital Português para pressionar o Sindicato Patronal (Sindifiba) e as empresas a recuarem na retirada das gratificações!
O SEEB repudia esse absurdo e vai seguir com ações políticas e jurídicas.
Texto: Sara Novaes Mascarenhas, Diretora de Comunicação do SEEB.
Comentários: