Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

RH da Petrobrás apresenta proposta para transferência de trabalhadores

Sindipetro comemora volta do diálogo, mas reivindica melhorias na oferta

RH da Petrobrás apresenta proposta para transferência de trabalhadores
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A reunião do Sindipetro-Ba com o RH da Petrobrás aconteceu na segunda-feira (10), quando a empresa fez as seguintes propostas:

• Os trabalhadores podem optar pela transferência para plataformas ou para refinarias em outros estados.
• Há também a opção de permanecer na Bahia, mas nesse caso serão cortados os adicionais de turno e também o sobreaviso para quem hoje trabalha nesses regimes.
• O retorno para a Bahia para aqueles que querem voltar a trabalhar no estado, se dará segundo o RH, a partir do momento que os concursos públicos forem realizados e quando houver vagas nos postos de trabalho, seja na UN-BA ou em outras áreas que a Petrobrás deve voltar a investir como energia renovável, fertilizante e petroquímica. Ou seja, os novos contratados irão para os locais onde hoje os trabalhadores estão lotados e esses vão ter a oportunidade de escolher se querem ser transferidos para plataformas para manter a residência na Bahia ou para um posto de trabalho futuramente criado no estado.

Casos críticos de problemas de saúde mental ou física, identificados pelo RH da Petrobrás, pelos sindicatos e pela FUP estão sendo tratados. Inclusive já há trabalhadores que foram transferidos para plataformas ou retornaram para o regime administrativo na Bahia, garantindo a residência no estado. É importante ressaltar a luta constante da FUP e do Sindipetro para minimizar os problemas de saúde física e mental enfrentados por alguns trabalhadores no processo de transferência. Houve e continua havendo cuidados das entidades sindicais para tratar esses casos específicos.

Leia Também:

Posições do Sindipetro e da FUP

“Apesar da Petrobrás ter aberto o diálogo e oferecido opções de escolha para os trabalhadores – antes, no governo Bolsonaro, os locais e as transferências estavam sendo impostos e não havia diálogo -, o Sindipetro deixou claro que não ficou satisfeito com as propostas e que elas podem ser melhoradas”, afirma o coordenador do sindicato, Jairo Batista.

NF, têm o direito ao auxilio deslocamento, que teve início com a ida de trabalhadores do Nordeste no inicio das operações da Bacia de Campos, devido a um ACT regional que existe até hoje.

O Sindipetro vai continuar lutando pela permanência desses trabalhadores na Bahia e por outras propostas que não tragam perda para a categoria.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também