Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Retomada das atividades no Estaleiro Enseada vai gerar seis mil empregos na Bahia, diz Deyvid Bacelar 

A Petrobras vai construir no Estaleiro Enseada seis navios do tipo ORSV

Retomada das atividades no Estaleiro Enseada vai gerar seis mil empregos na Bahia, diz Deyvid Bacelar 
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão anunciados pela Petrobras nesta quinta-feira (9/10), às 15h, no Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, a 140 quilômetros de Salvador, investimentos significativos na Bahia que vão possibilitar a retomada da indústria naval baiana e a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes a partir da reinauguração da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), localizada em Camaçari (BA). De acordo com o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, a liberação de R$ 2,97 bilhões, do Fundo da Marinha Mercante, anunciado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, já está tendo impacto direto na geração de empregos em todo o Recôncavo baiano. “Esse investimento significativo terá impacto na indústria naval do país, gerando uma série de oportunidades econômicas.

A Petrobras vai construir no Estaleiro Enseada seis navios do tipo ORSV, especializados em atividades de controle de emergências em alto mar.

A expectativa é de que sejam gerados cerca de seis mil empregos diretos e indiretos na região”, informou Bacelar. Ele considera também que a presença de Lula na Bahia é uma garantia de que a Petrobras deverá manter os campos de produção onshore, além de outros compromissos já anunciados, como a reestatização da refinaria Landulpho Alves (RLAM), hoje pertencente ao grupo Mubadala, e os investimentos na transição energética justa com participação ativa da agricultura familiar (que produzirá oleaginosas), e garantia de manutenção dos ativos da Petrobras Biocombustível.  

Leia Também:

Nos últimos anos, a FUP organizou um movimento e articulou com a Frente Parlamentar Nacional e diversas frentes estaduais a divulgação de um Manifesto em Defesa da Retomada dos Empregos da Indústria Naval, Petróleo e Gás.  “Essa vinda do presidente Lula é a coroação de uma luta intensa que travamos nos últimos anos”, destacou Bacelar. “Em total sintonia com a COP 30, as novas embarcações que serão construídas aqui vão combinar motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel e biodiesel, com possibilidade de conversão futura para etanol e metanol, o que significará redução de 25% das emissões de CO2”, festeja o sindicalista, que é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo Lula.

Bacelar informou que o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que é pertencente à iniciativa privada, poderá desenvolver parcerias com a Petrobras, a quem pertence o Canteiro de São Roque, localizado na outra margem do rio. “É fundamental que esses estaleiros retomem as obras, não somente a construção de navios, plataformas e sondas, mas também o descomissionamento de algumas plataformas da Petrobras”, destacou. Ele lembrou que o Estaleiro Enseada do Paraguaçu e o Canteiro de São Roque, localizados em Maragogipe (BA), chegaram a gerar 7500 empregos diretos no local.

“Trabalhadores e trabalhadoras terão agora de volta empregos de qualidade com boas remunerações aqui na Bahia”.

FONTE/CRÉDITOS: FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também