Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Quinze cláusulas foram fechadas em nova rodada de negociação com a Embasa

Na reunião, o Sindae também aproveitou para reiterar outros pleitos à empresa

Quinze cláusulas foram fechadas em nova rodada de negociação com a Embasa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aconteceu nesta terça-feira (06/06), na sede da Embasa, no CAB, seguindo o calendário de reuniões, uma nova rodada de negociação com empresa para dar continuidade à avaliação das cláusulas administrativas para o Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, biênio 2023/2024. Representando o presidente da Embasa, Leonardo Góes, que, como na semana passada, novamente não pode participar devido a problemas de saúde, o Sindae foi recebido pelo Assessor da Presidência, Fábio Rodamilans, além da nova Chefa de Gabinete da Presidência, Larissa Guerra, do Gerente da GPE, Paulo Mendonça, do Gerente da GPEP, Eduardo Romeu e pela Assessora da DG, Cássia Fortuna. 

O Assessor da Presidência, Fábio Rodamilans, abriu os trabalhos informando que a Embasa, conforme ficou definido na reunião anterior, já está se debruçando na avaliação pormenorizada da Pauta de Reivindicações da categoria, com a análise das questões jurídicas e financeiras das cláusulas, para trazer uma proposta global para fechamento do ACT.  Nesta rodada de negociação foi “batido o martelo” nas redações de 15 cláusulas, que versam sobre impactos administrativos e de saúde e segurança. As cláusulas são: adiantamento de benefício previdenciário, fornecimento de uniformes, reflexo de repouso semanal remunerado em horas extras habituais, exames médicos ocupacionais, pagamento ao dependente por morte do (a) empregado (a), empréstimo com consignação em folha, calendário de reuniões, processo de trabalho, Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, instalações elétricas e riscos de acidentes, controle da exposição do ruído, ações educativas em saúde, trabalho e meio ambiente, rescisões contratuais e homologações, relação de contribuições mensais e reembolso das despesas judiciais. Todas essas cláusulas foram fechadas mantendo a redação do acordo coletivo vigente.

Na reunião, o Sindae também aproveitou para reiterar outros pleitos à empresa. Foi solicitado que a gestão da Embasa disponibilizasse na sua intranet o link direto ao site do SINDAE, para que os (as) trabalhadores (as) tenham melhor acesso às notícias e pautas de negociação. O sindicato cobrou ainda informações sobre como está se dando o planejamento da recepção dos (das) novos (as) concursados (as), o que inclui estrutura de trabalho, salas equipadas e ergonomia.  Isso porque no passado já houve momentos em que trabalhadores (as) recém-chegados (as) não tinham sequer onde sentar. 

Leia Também:

Durante a reunião de negociação, mais uma vez, foi necessário retomar a discussão acerca do fornecimento de transporte, já que ainda existem muitas pendências, principalmente em relação aos (às) trabalhadores (as) dos concursos de 2015, 2018 e 2022. Recentemente a empresa solucionou o problema das programações das Vans na RMS, para que os (as) novos empregados (as) fossem contemplados (as), mas ficaram de fora os (as) lotados na Captação de Pedra do Cavalo e em Estações de Tratamento de Água em Feira de Santana. 

É bom lembrar que o Sindae entregou recentemente uma minuta de aditivo para a cláusula do fornecimento de transporte, a ser analisada pela Embasa, que visa dar maior flexibilidade para que a empresa possa solucionar os diversos  problemas de fornecimento de transporte aos (às) trabalhadores (as), em especial para os locais de difícil acesso ou em situações em que não há transporte público regular. Durante a reunião, em reposta a reiteradas cobranças do Sindae, a Embasa informou que nos próximos dias o Diretor do Interior - DI, Gildeone Santos, estará se reunindo com a sua equipe para buscar solucionar os problemas de transporte da DI, a exemplo de Unidades como Caetité e Senhor do Bonfim. 

Participaram da reunião o Coordenador Geral do Sindae, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Rocha Filho, o Diretor Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, o Diretor da Região Sul, Ailton Peixoto, e o Diretor de Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane.

Uma nova reunião está marcada para o dia 20 de junho, com foco na discussão das cláusulas que tem pendência de execução por parte da empresa.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também