Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 06 de Junho de 2026

Notícias/Fique Sabendo

Quase um terço da população não concluiu a Educação Básica

APLB reafirma que a educação deve ser prioridade

Quase um terço da população não concluiu a Educação Básica
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um dado alarmante divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, reforça a urgência de políticas públicas voltadas para a educação no Brasil. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o ministro revelou que quase um terço da população brasileira não concluiu a Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Segundo Santana, o cenário exige um olhar atento para a qualidade da aprendizagem, a permanência dos estudantes na escola e a promoção da equidade e inclusão. Ele destacou que, somente no Ensino Médio, a evasão chegou a 480 mil estudantes antes da implantação do programa Pé de Meia, em 2024.

— A gente precisa olhar para a qualidade da aprendizagem, para a permanência da criança e do jovem na escola, para a equidade e inclusão, porque nós não podemos deixar ninguém para trás. O Brasil é um país muito desigual, então também é desigual na educação — afirmou o ministro.

Publicidade

Leia Também:

Diante desse quadro, a APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia reafirma a necessidade de priorizar a educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social e humano.

O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, destacou a gravidade do dado apresentado:
— É inaceitável que quase um terço da população brasileira não conclua a Educação Básica. Isso é um reflexo direto da falta de prioridade dos governos com a educação pública ao longo dos anos. Precisamos investir em escolas de qualidade, em professores valorizados e em políticas que garantam a permanência de nossas crianças e jovens na sala de aula. A educação precisa ser prioridade, porque é através dela que construiremos um país mais justo e igualitário.

A APLB reforça que seguirá na luta pela valorização dos trabalhadores em educação e por condições dignas de ensino e aprendizagem, cobrando do poder público medidas concretas para enfrentar a evasão escolar e assegurar o direito à educação para todos e todas.

FONTE/CRÉDITOS: APLB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Sindipetro Bahia
Sindipetro Bahia