Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Projeto de reajuste de 19,25% parcelado em 3 anos é aprovado na Câmara e no Senado

O reajuste, acordado entre o Senado, a Câmara e o STF não repõe as perdas salariais da categoria!

Projeto de reajuste de 19,25% parcelado em 3 anos é aprovado na Câmara e no Senado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após a aprovação na Câmara dos Deputados ocorrida ontem, no dia 21 de dezembro, o substitutivo ao PL 2441/22, que trata do reajuste salarial para os servidores (as) do PJU, foi enviado ao Senado sendo aprovado no mesmo dia. O texto agora vai para sanção presidencial.

O reajuste, acordado entre o Senado, a Câmara e o STF não repõe as perdas salariais da categoria!

O projeto original estabelecia 18% em 4 parcelas pagas em 2 anos, e isso já não era o ideal. Agora o parcelamento será de 1 parcela a cada ano durante 3 anos, com o índice acumulado resultando em 19,25%. Veja no link abaixo uma Tabela elaborada pelo Sintrajud/SP com o cálculo dos valores.

Leia Também:


Desrespeito seria ainda pior

O presidente da Câmara, Arthur Lira, propôs na última semana que o parcelamento ocorresse em 4 anos, com o mesmo percentual original de 18%. A FENAJUFE chamou reunião extraordinária estando presente o Sindjufe-BA por meio da dirigente Denise Carneiro que, juntamente aos demais, considerou a proposta muito pior do que a anterior com parcelamento do reajuste em 2 anos que havia sido enviada pelo STF.

Segundo a dirigente da FENAJUFE e SINDJUFE-BA, Denise Carneiro, as lideranças devem “parar de chamar de vitória o que é na verdade uma derrota. Ainda tem a questão dos quintos que precisa ser resolvida para que todos e todas alcancem esse ínfimo percentual e demonstrem sua insatisfação vindo conosco para a mobilização!”. 

Durante a reunião também foi informado que o acordo na verdade seria desenhado em molde similar às demais categorias, de 19,25% parcelado em 3 anos. Foi consenso entre os presentes que a FENAJUFE não deveria rechaçar a proposta, mas tentar melhorá-la, incluindo 3 emendas (quintos, VPNI e reenquadramento dos auxiliares). Porém as duas emendas (VPNI e auxiliares) foram logo descartadas pelas relatorias por trazerem repercussão financeira. E com a chancela do STF nesse acordo rebaixado, feita no mesmo dia 21, e se omitindo em relação aos quintos abandonando a categoria, a situação se tornou difícil de reverter naquele momento, e até essa emenda não foi sequer posta em votação. 

A FENAJUFE seguirá buscando que o reajuste alcance todos e todas

Segundo a dirigente do SINDJUFE-BA, Janiere Portela, “caso essa incorporação ocorra será uma aberração jurídica e profunda injustiça, e não aceitaremos passivamente isso”. A deputada Érika Kokai (PT-DF) se referiu a um compromisso do presidente Arthur Lira para analisar essa questão específica.

Já o dirigente do Sindjufe-BA, Cristiano Matsumoto, entende como necessário e urgente a concretização de um Plano de Carreira. “Precisamos de reposição anual da inflação, e a concretização de um bom Plano para acabar com o ritmo de perdas que vimos tendo sucessivamente”, defende.

Clique aqui e veja a tabela do SINTRAJUD/SP.

Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência

FONTE/CRÉDITOS: Sindjufe-BA
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também