Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Privatização da água em Pilão Arcado trará prejuízos à população

É preciso lutar para que Pilão Arcado não caia nessa armadilha da privatização

Privatização da água em Pilão Arcado trará prejuízos à população
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito de Pilão Arcado, Orgeto Bastos dos Santos, na contramão do que tem sido a prática no mundo todo, que é a remunicipalização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, resolveu propor que empresas apresentem estudos com objetivo de privatizar a água no município. Caso isso ocorra vai significar, pelo que tem sido uma praxe onde a privatização aconteceu, inclusive aqui na Bahia nos municípios de Serra do Ramalho e Xique-xique, em uma piora na prestação dos serviços e aumentos sufocantes na conta de água.

No ano passado, no dia 14 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial do Município de Pilão Arcado uma Chamada Pública n°002/2022 em que a prefeitura abre um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI para convocar interessados a se apresentarem para uma possível privatização dos serviços de abastecimento de água e esgoto da cidade. Para tanto, foi estipulando um prazo até o dia 29 de dezembro de 2022 para a habilitação das empresas. Passado esse prazo, ainda não se sabe se alguma empresa tenha se habilitado.

É importante dizer que no mês de setembro de 2022, sem nenhum alarde, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, através da Lei 245/2022, o Programa Municipal de Parceria Público - Privada e Concessões, que significa em outras palavras: o Programa Municipal de Privatizações.  Assim, é preciso lutar para que Pilão Arcado não caia nessa armadilha da privatização, pois somente investimentos públicos podem garantir o acesso à água e ao saneamento de qualidade sem que a população seja penalizada com altas tarifas e com a precarização dos serviços.

Leia Também:

Para combater esse retrocesso, a direção do Sindicato está atenta e junto com o seu setor jurídico já estuda as medidas a serem adotadas nesse processo de privatização. Além disso, o Sindae irá se mobilizar para realizar uma grande campanha de conscientização da população e demonstrar que as experiências de privatização têm sido vergonhosamente desastrosas, a exemplo de não cumprimento de promessas de investimentos e que, quase sempre, esses processos de transferência do patrimônio público para entes privados seguem sofisticados esquemas de corrupção.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também