Em reunião realizada na última quinta-feira (15/12) com representantes do Sindae em Salvador, na sede do sindicato, o prefeito de Barra, município que fica localizado no oeste da Bahia, Artur Silva Filho, comprometeu-se em repor parte das perdas salariais dos (das) servidores (as) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra - SAAE no próximo mês de janeiro, referentes aos anos de 2021 e 2022.
Desde 2017 os (as) servidores (as) do SAAE têm amargado uma grave defasagem salarial devido à não aplicação da reposição da inflação do período, gerando perdas salariais que se aproximam de 36%. Durante a conversa, além de se comprometer a reajustar os salários dos (das) trabalhadores (as) já em janeiro de 2023, recuperando as perdas inflacionárias do último biênio, o prefeito garantiu que irá apresentar em breve um plano para recompor as perdas dos demais anos.
Outro tema que foi discutido foi sobre uma eventual e temerária tentativa de privatização do SAAE. Perguntado sobre essa possibilidade durante a reunião, Artur Silva disse que não é do seu interesse privatizar o SAAE de Barra, embora tivesse recebido propostas. Mostrou-se também esperançoso de que, com as mudanças no governo federal, seja proporcionada a volta de recursos do Orçamento Geral da União - OGU e de linhas de crédito subsidiadas para financiamentos do saneamento básico nos municípios. É bom lembrar que esses recursos foram eliminados nos governos Temer e Bolsonaro.
Demonstrando preocupação com os impactos da elevação dos custos dos insumos de saneamento e a consequente sustentabilidade do SAAE, o prefeito adiantou que a autarquia necessitará de uma remodelação tarifária, com a inclusão da tarifa social para a população mais pobre e um reajuste tarifário que dê “fôlego” ao SAAE para investimentos. Nesse sentido, o gestor municipal falou que irá, no início de 2023, promover audiências públicas para trazer esse debate à população de Barra.
A direção do Sindicato vai aguardar que o prefeito formalize suas propostas e se coloca à disposição dos munícipes de Barra na luta pelo fortalecimento do saneamento público. Os (as) trabalhadores (as) do SAAE permanecerão mobilizados para cobrar do prefeito os compromissos firmados perante a categoria.
Vamos à luta!
Comentários: