Nesta segunda-feira (19/07), os (as) trabalhadores (as) da BRK Jaguaribe, em assembleia geral extraordinária, por ampla maioria, em votação por escrutínio secreto, rejeitaram a proposta econômica apresentada pela empresa, aprovando a continuidade da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2024/2025.
Pela proposta rejeitada, a BRK Jaguaribe aplicaria a reposição da inflação para todas as cláusulas econômicas, com data-base retroativa ao mês de maio. De abril de 2023 a maio de 2024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, que mede a inflação para famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, ficou em 3,23%.
Na última rodada de negociação, o Sindae já havia sinalizado em mesa de que essa proposta não refletia a realidade e possibilidades da empresa, já que a BRK Jaguaribe tem obtido lucros cada vez mais significativos, para não dizer altíssimos, e tem uma folha de pagamento bem modesta.
Ainda nesta segunda, o Sindae enviou um ofício à BRK, informando o resultado da assembleia e solicitando uma nova rodada de negociação.
Vamos à luta!
Comentários: