Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

PL 2370/24 avança na Câmara e fortalece luta pela reintegração dos demitidos do Sistema Petrobrás

Aprovado na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), projeto prevê reintegração dos petroleiros que foram desligados da empresa

PL 2370/24 avança na Câmara e fortalece luta pela reintegração dos demitidos do Sistema Petrobrás
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os trabalhadores e trabalhadoras concursados do Sistema Petrobrás que foram demitidos ou forçados a aderir aos planos de desligamentos, em função de privatizações realizadas após 2016, conquistaram uma importante vitória nesta terça-feira, 07, na luta em curso pela anistia e reintegração aos quadros da empresa. O Projeto de Lei 2370/24, de autoria do deputado federal Carlos Veras (PT/PE), foi aprovado na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara e segue agora para análise em outras duas comissões da Casa: a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Por meio de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Reimont (PT/RJ), o PL 2370/24 prevê “a reintegração dos ex-empregados das empresas integrantes do Sistema Petrobrás que tenham sido objeto de desestatização, bem como das subsidiárias que, ainda que não privatizadas, tenham realizado programas de desligamento de pessoal a partir do ano de 2016”. O substitutivo amplia o escopo original do projeto, ao apensar a ele o PL 4.494/2024, de autoria do deputado Lindbergh Farias (PT/RJ).

O projeto também estende a garantia da reintegração para os trabalhadores da DATAPREV que foram demitidos ou tiveram que aderir a PDVs, após o fechamento de 20 unidades da estatal em diversos estados brasileiros. Se aprovada nas próximas comissões da Câmara (CFT e CCJ), a matéria seguirá para o Senado.

Leia Também:

Para a FUP e seus sindicatos, a aprovação do PL 2370/24 na CASP é um passo importante que fortalece a luta coletiva da categoria petroleira para trazer de volta aos quadros da Petrobrás os petroleiros que perderam seus empregos no desmonte promovido pelos governos Temer e Bolsonaro, que resultou em privatizações, desinvestimentos e fechamento de unidades. Essa pauta permeia as negociações coletivas e fortalece também a luta dos anistiados por lei que ainda aguardam o retorno à estatal.

Por meio de ações conjuntas com as associações de anistiados e de ex-empregados do Sistema Petrobrás, a FUP tem realizado diálogo permanente e negociações com a gestão da Petrobrás, cobrando prioridade e agilidade para garantir o retorno dos demitidos e a correção das injustiças sofridas por esses companheiros e companheiras.

“Esse é talvez o tema mais sensível na negociação do nosso acordo coletivo, pois trata de reparação de injustiças e do resgate da dignidade humana, da capacidade de subsistência do trabalhador para prover o necessário para os seus familiares”, destacou o diretor da FUP, Paulo Neves, na reunião temática com as empresas do Sistema Petrobrás que tratou da pauta da anistia.

“Vamos continuar acompanhando de perto a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, colocando todo o nosso histórico de luta, nossa assessoria jurídica e nossa experiência de negociação em defesa dessa pauta, que é também prioritária para nós”, afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: Da comunicação da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também