Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Observatório fará manifesto em defesa do saneamento público na Bahia

Observatório debaterá na Câmara de Vereadores a renovação do contrato da Embasa com Salvador

Observatório fará manifesto em defesa do saneamento público na Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quinta-feira (28/09), foi realizado no auditório do Sindae o Seminário Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário: conquistas e ameaças na Bahia. O objetivo foi ampliar o debate acerca das políticas públicas sobre o saneamento básico, investimentos, financiamentos, perspectivas sobre o novo marco legal (Lei 14.026/2020) e privatizações.

O evento realizado em formato híbrido (presencial e com transmissão pela internet), e que contou com grandes nomes do cenário nacional da área do saneamento ambiental, foi organizado pelo Observatório do Saneamento Básico da Bahia – OSB em parceria com o Sindae, ONDAS, Abes, CNU, FNU.

Além da presença de ambientalistas, estudantes, profissionais liberais e trabalhadores (as) do ramo, o seminário contou com a participação do ex-presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, do ex-diretor de planejamento da Embasa e presidente da Associação Nacional de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Bahia, César Ramos, do Servidor da Cerb, João Lopes, da engenheira sanitarista e professora, Gabriela de Toledo, do representante dos (as) trabalhadores (as) da Embasa no Conselho de Administração, o engenheiro civil, sanitarista e ambiental e professor da UFBA, Renavan Sobrinho, do ex-deputado estadual, Marcelino Galo, da deputada estadual, Maria Del Carmen, da vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, do diretor do Senge, Ubiratan Felix e do ex-presidente do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS, Marcos Montenegro, e do advogado da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Luiz Alberto Rocha.

Leia Também:

Pela manhã, palestraram o professor Luiz Roberto Santos Moraes (UFBA), que falou sobre o histórico da luta contra a privatização dos serviços públicos de água e esgoto na Bahia, e o advogado Luiz Alberto Rocha (FNU), que trouxe importantes esclarecimentos acerca dos decretos regulamentadores do novo marco legal (Lei 14.026/2020), que abordou sobre as ameaças e oportunidades para a prestação pública dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Na sequência, foi realizada uma rodada de questionamentos com a mediação da vereadora Marta Rodrigues.

À tarde, Marcos Helano Montenegro, representante do ONDAS, fez uma relevante exposição sobre o tema: “iniciativas de privatização realizadas e em andamento no Brasil: visão crítica e perspectivas”.

Novamente, como ocorrido pela manhã, foi realizada uma rodada de questionamentos pelo público presente, com mediação de Bete Wagner, economista e ex-diretora do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Entre os assuntos que dominaram grande parte das discussões foram à renovação do contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Embasa com o município de Salvador e a ameaça de privatização da estatal baiana de saneamento. Nesse sentido, a vereadora Marta Rodrigues (PT) se comprometeu em convocar uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Salvador para debater essa temática. A ideia é que a audiência seja realizada ainda neste mês de outubro.

Outro encaminhamento do seminário foi o de produzir um manifesto, que será assinado por acadêmicos, entidades ambientalistas, profissionais liberais, estudantes e trabalhadores (as) em geral, em favor do saneamento público no estado da Bahia e contra qualquer meio de enfraquecimento ou privatização das empresas estatais, a exemplo da Cerb e da Embasa.   

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia