Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Nova rodada de negociação com Embasa tem avanços em cláusulas e promessa de proposta econômica ainda nesta semana

Ficou estabelecido também o dia 22 de março como data alusiva aos (às) trabalhadores (as) da Embasa

Nova rodada de negociação com Embasa tem avanços em cláusulas e promessa de proposta econômica ainda nesta semana
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em nova reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, biênio 2023/2025, ocorrida na tarde e noite desta terça-feira (01/08) com a Embasa, foram retomadas as discussões de propostas de redação para cláusulas administrativas e de saúde e segurança ainda pendentes, além de algumas cláusulas econômicas. A reapresentação das propostas de valores para o reajuste salarial e vale alimentação, dentre outras cláusulas financeiras, ficou para ser agendada ainda nesta semana, com a presença do Presidente da Embasa, Leonardo Góes, que não esteve na reunião de ontem por estar em uma agenda com o governador.

Entre os avanços conquistados nesta rodada negocial, a Embasa se comprometeu a definir critérios objetivos para transferências de empregados (as), a desenvolver estudos para a implantação de trabalho híbrido (teletrabalho e presencial), principalmente em relação à adaptação e conformidade da empresa às regras de segurança da informação. A Embasa também se comprometeu em formalizar uma nova proposição que aperfeiçoe o método de aplicação da Promoção por Mérito, muito criticada pela categoria, para isso, será criado um Grupo de Trabalho – GT para debater a melhoria do programa, com a participação do Sindae na discussão dos critérios de promoção. A Embasa concordou ainda em garantia acesso dos (das) empregados (as) à internet nas dependências da empresa, a ampliação da Ajuda de Custo de Transferência de 25% para 50% para os (as) trabalhadores (as) de nível médio e técnico, o compromisso de revisão do Plano de Cargos e Salários, a inclusão no Acordo de cláusula sobre Jornada de Trabalho de 12x36 e a pagar o Auxílio Material Escolar para crianças a partir dos 02 anos de idade  (atualmente começa a pagar a partir dos 6 anos).

Ficou estabelecido também o dia 22 de março como data alusiva aos (às) trabalhadores (as) da Embasa. Nesse dia os (as) trabalhadores (as) da empresa terão direito a um dia de folga, no qual poderão participar do tradicional Grito da Água promovido pelo Sindae.

Leia Também:

Outra conquista importante é a reabertura de nova janela do Prêmio Aposentadoria – PAI até o final de 2025, para os (as) trabalhadores (as) que se aposentaram antes da reforma da previdência. Em relação ao Programa de Incentivo ao Desligamento – PID, os (as) empregados (as) que aderirem poderão dar entrada no requerimento de aposentadoria e, após a efetivação da aposentadoria, serão desligados imediatamente. Essa medida visa garantir a permanência desses (dessas) trabalhadores (as) no Plano de Assistência Médica, uma vez que, segundo a norma da Agência Nacional de Saúde – ANS, só têm direitos aqueles (as) que, no momento do desligamento, comprovarem que estão aposentados (as).   

Ainda nessa rodada teve boa notícia para os (as) trabalhadores com filhos (as) com deficiência, pois a Embasa acatou a proposta do sindicato de abonar o ponto para o acompanhamento médico e isentar a coparticipação no Plano de Saúde para este público. Neste último caso, a empresa pediu um prazo para adequação do sistema de extração de informações junto à operadora de assistência médica.

Em relação às cláusulas de saúde e segurança, a Embasa concordou em aumentar a indenização em caso de acidente de trabalho de 31 salários base para 35, além de garantir a aplicação da subordinação administrativa dos (das) profissionais da área de segurança do trabalho ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora - NR 04. Também será inserida no ACT uma nova cláusula em que a Embasa se compromete a criar e a manter sua brigada de incêndio e emergência, garantindo aos seus brigadistas capacitação contínua, com exercícios simulados e fornecimento de EPI's específicos necessários em quantidade suficiente e de acordo com os riscos de cada local de trabalho.

Ficaram pendentes de uma resposta, a serem apresentadas na próxima reunião, a proposta do Sindae para prevalência do ACT, vedação da arbitragem individual, inclusão de netos na condição de dependes na assistência médica e a possibilidade de pagamento de horas extras em folgas dobradas quando for solicitado pelos empregados esse tipo de compensação.

Representando a Embasa, participaram da reunião a Diretora Financeira e Comercial, Marcela de Macedo, o Gerente da GPE, Paulo Mendonça e o Gerente da GPEP, Eduardo Romeu.

Representando o Sindae estavam o Coordenador Geral, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Aurélio Rocha Filho, o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Metropolitana, Fernando Biron, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, o Diretor Regional Sul, Ailton Peixoto e o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane Andrade Santana.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia