Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Notícias/Destaques

Nova gestão assume a direção do Sindae para o triênio 2022/2025

Coordenador geral reeleito do Sindae, Grigorio Rocha, abriu a cerimônia agradecendo a confiança da categoria

Nova gestão assume a direção do Sindae para o triênio 2022/2025
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Fortalecer os movimentos sociais, populares, sindicais, recuperar direitos e lutar contra a privatização das empresas públicas foram os pontos centrais e a tônica da posse da nova diretoria do Sindae eleita para o triênio 2022/2025. 

Com a presença de centenas de convidados, a cerimônia de posse, que aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL de Itapuã, em Salvador, na tarde da terça-feira (25/10), contou com a participação de associados (as), ex-coordenadores e ex-dirigentes da entidade, representantes do governo do estado, dos movimentos sociais, autoridades políticas e dirigentes de outros sindicatos e entidades da sociedade civil organizada.

O coordenador geral reeleito do Sindae, Grigorio Rocha, abriu a cerimônia agradecendo a confiança da categoria, que elegeu a nova diretoria com dois terços dos votos, o que confere grande legitimidade a essa nova direção e ao mesmo tempo uma imensa responsabilidade. Destacou ainda o difícil trabalho da diretoria do Sindae durante a pandemia, mas que com muita organização e trabalho coletivo a entidade conseguiu dar respostas à maior parte das demandas da categoria e da luta pelo direito humano à água e ao saneamento, bem como da resistência aos ataques ao meio ambiente, sem descuidar da formação e preparação dos novos dirigentes. Grigorio lembrou que já está marcado o planejamento estratégico da gestão 2022/2025 para o final do mês de novembro, mais uma vez em parceria com o Dieese, agradeceu a presença de todos (as) na cerimônia de posse e fez uma menção especial aos membros da comissão eleitoral, que souberam conduzir todo o processo com firmeza e equilíbrio, resultando numa eleição tranquila, transparente e democrática.

Publicidade

Leia Também:

O ex-coordenador do Sindae e ex-representante da categoria por dois mandatos no Conselho de Administração da Embasa - CONSAD, Abelardo de Oliveira Filho, manifestou a sua enorme alegria em poder estar em mais uma posse e parabenizou a toda a diretoria eleita do Sindae. Ele também falou sobres os grandes desafios que a nova gestão do sindicato tem pela frente, em um cenário político complexo, com um congresso nacional eleito muito refratário às conquistas e direitos da classe trabalhadora e favorável às privatizações. Oliveira ainda fez questão de lembrar da luta travada pelos (as) deputados (das) federais como Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PC DO B), Joseildo Ramos (PT) e Lídice da Mata (PSB), mais recentemente, no enfrentamento contra a privatização do saneamento no congresso nacional. Abelardo se emocionou ao recordar que, após oito anos na presidência da Embasa, foi eleito por dois mandatos consecutivos como representante dos (das) trabalhadores (as) no CONSAD, o que, segundo ele, lhe enche de orgulho, por refletir um reconhecimento positivo do seu legado de trabalho pelos (às) trabalhadores (as) da empresa. Nos seus mais de 40 anos dedicados ao saneamento básico, ao anunciar que vai se aposentar em breve, contudo, Abelardo disse que, na medida do possível, vai continuar contribuindo com a categoria e com a sociedade para tentar reverter os enormes retrocessos na área de saneamento que se iniciaram desde o impeachment da presidenta Dilma em 2016. Disse ainda que está trabalhando no âmbito do ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao saneamento) no Plano de Governo Lula para que, em caso de vitória na eleição presidencial no domingo próximo (30/10), já se tenha um plano para tentar restaurar os diversos artigos que foram modificados no Marco Legal do saneamento através da lei 14.026, que na verdade tem visado a destruição das empresas públicas.

Outra personalidade ícone da luta contra a privatização da água no Brasil e também internacionalmente, o professor da UFBA Roberto Morais, ressaltou o grande desafio de reconstruir o Brasil depois da destruição causada pelo governo Bolsonaro, e que décadas serão exigidas para recuperar o país, convocando o empenho dos (das) trabalhadores (as) para eleger Lula no domingo (30/10). 

Renavan Sobrinho, atual representante dos (as) trabalhadores (as) no CONSAD da Embasa, falou sobre a importância do processo eleitoral que culminou na recondução da nova diretoria do sindicato. Segundo ele, isso renova os compromissos da nova gestão com a categoria. Lembrou ainda da história da construção do Sindae para que a entidade chegasse a ser referência de sindicato atuante.

A representante da Câmara Municipal de Salvador na posse, vereadora Marta Rodrigues (PT), parabenizou a eleição da nova diretoria, colocando-se à disposição da categoria do saneamento na luta contra a privatização da água. O deputado estadual Marcelino Galo (PT), que representou a Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, saudou a toda a categoria, se lembrou da importância da luta da classe trabalhadora e destacou que o Sindae é uma grande referência no movimento sindical. Disse: “é um privilégio estar aqui celebrando uma nova direção”.  

Muitos (as) outros (as) representantes de entidades sindicais, ambientalistas e parlamentares fizeram uso da palavra para enaltecer a atuação do Sindae, a exemplo da presidenta da CUT - Central única dos Trabalhadores (as), Leninha; o supervisor técnico em exercício do Dieese-Ba, Gustavo Palmeira; Gabriela Sodré, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB; o presidente da FRUNE e diretor do Sinergia Raimundinho; o Presidente do Sindisan (Sergipe), Sílvio Ricardo de Sá; a diretoria do Sintsef e representante da Internacional de Serviços Públicos - ISP, Erilza Galvão; a representante do Coletivo de Entidades Negras - CONEN, Edenice Santana; o representante do Instituto Korango, professor Marcos Sitael; Bruno Conceição, do Movimento Popular de Juventude; além do icônico radialista da rádio Metrópole FM de Salvador, Raniere Alves, que apresenta o Programa do Trabalhador.

Representando o governo estadual estiveram presentes e fizeram uso da palavra para parabenizar e desejar sucesso à nova gestão do Sindae Murilo Dias Sampaio, secretário de infraestrutura hídrica e saneamento - SIHS, o Diretor de Gestão Corporativa da Embasa, Flávio Lordello, e o gerente administrativo e financeiro da Cerb, Alexandre Mendes Ferreira.

Também estiveram presentes e abrilhantaram a posse da nova diretoria do Sindae as diretoras do Sinergia Júlia Margaria e Maria Cristina Brito, a coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, Bete Wagner, e os advogados Clériston Piton Bulhões, Ricardo Luiz Serra Silva Júnior, Mário Soares Neto e Dagoberto Pamponet. 

Antes do ato formal da posse, a secretária geral Nadilene Nascimento e o diretor administrativo e financeiro Aloísio Rocha convidaram os (as) funcionários (as) do Sindae para uma apresentação à frente da mesa. Fizeram então uma homenagem a todo o corpo funcional da entidade, que teve uma atuação de muita dedicação e eficiência ao longo dos últimos três anos, dedicando a eles (as) o sucesso da última gestão do Sindae num período tão difícil para a categoria. 

Ao final das falas, saudações e homenagens, a presidenta da Comissão Eleitoral do Sindae, Monira de Jesus Silva, assumiu a coordenação dos trabalhos, salientou a importância da realização da eleição da nova diretoria e conselho fiscal da entidade, agradecendo aos funcionários do Sindae pelo empenho para garantir o cumprimento dos prazos e dos atos eleitorais, destacando, embora não houvesse nenhum representante no evento, também a participação da chapa 2, derrotada no pleito. 

Seguindo o rito, a presidente da comissão eleitoral convocou a diretoria eleita para a assinatura da ata e a consequente posse dos eleitos. Finalizado o ato de posse, os presentes participaram de um evento festivo de confraternização na área externa do CTL.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Sindipetro Bahia
Sindipetro Bahia