Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

NOTA DE REPÚDIO À REVERSÃO DE POSSE DE TERRENO DOADO À UFRB

Como movimento docente, enfatizamos e reivindicamos o direito da sociedade de participar das decisões que concernem às políticas públicas

NOTA DE REPÚDIO À REVERSÃO DE POSSE DE TERRENO DOADO À UFRB
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A APUB vem, com espanto, expressar sua preocupação com a decisão dos poderes legislativo e executivo do município de Santo Amaro, de reverter a posse do terreno da sede da antiga Siderúrgica Fundição Tarzan, cedido à Universidade Federal do Recôncavo Baiano através da Lei nº 1.583/2005.

O terreno doado encontrou no ano de 2012 uma destinação específica: a construção da sede do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), um dos campi da UFRB, que atualmente funciona em prédio cedido de uma escola de Educação Básica, oferecendo ali sete cursos de graduação e um programa de Mestrado na área da Cultura. A reversão da posse do terreno ocorre em favor de interesses econômicos particulares.

Como movimento docente, enfatizamos e reivindicamos o direito da sociedade de participar das decisões que concernem às políticas públicas, dentre as quais a Universidade Pública, que se destaca como projeto de efeitos virtuosos na vida dos indivíduos, das comunidades por ela alcançadas, no desenvolvimento social e econômico, no combate às desigualdades e injustiças e na própria Democracia.

Leia Também:

Destacamos, por outro lado, a necessidade urgente de que se priorize, no âmbito do orçamento das IFES, a consolidação dos campi das Universidades e Institutos Federais criados a partir da política pública  de ampliação nascida há duas décadas. No momento em que se anuncia a criação de novas IFES, cuja importância e papel estratégico são inegáveis, colocamos a questão da distribuição dos recursos de investimento para as instituições já existentes, não raro em funcionamento precário, com repercussões na vida laboral de nosso corpo docente, das/os estudantes, usuários dos serviços prestados pela comunidade acadêmica e de toda a sociedade, beneficiária dos avanços produzidos pela universidade. 

A desastrosa decisão dos poderes municipais de Santo Amaro é um sinal de alerta. Fundamental que se mobilizem as forças populares e democráticas pela plena consolidação das IFES Baianas, no sentido de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da decisão e apoiar as ações jurídicas e políticas para a restituição do patrimônio da UFRB.

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também