A 5ª ConDH é realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Conselho Estadual de Proteção dos Direitos Humanos (CEPDH). A realização da conferência nos dias 24 e 25 de setembro, no território do Velho Chico com o tema: “Por um Sistema de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”, reforça o papel do município e do Conselho Estadual de Direitos Humanos (representado pela conselheira Jaiaci Lopes Fonseca – Jhay Lopes), diretora da APLB, na defesa dos grupos vulneráveis.
”É particularmente relevante o fato da cidade sediar este evento, sendo reconhecida por sua atuação na proteção social, mesmo diante de desafios como alto índice de abuso infantil e maus tratos contra crianças, adolescentes e idosos; Negligência e naturalização de práticas desumanas enraizadas na sociedade; Vulnerabilidade de pessoas com deficiência e comunidades quilombolas”, destaca Jhay.
A presença de autoridades como a Promotora de Justiça Michelle Queiroz e a prefeita Chica do PT, juntamente com representantes de diversas cidades do Território do Velho Chico, demonstra o esforço conjunto para transformar a realidade da região e garantir os direitos humanos para todos.
Etapas territoriais da 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos (5ª ConDH) seguem por toda a Bahia! Os debates movimentaram participantes em torno de temas como cidadania, acesso à justiça e defesa de direitos fundamentais como saúde, educação e meio ambiente.

Comentários: