Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

No Apagar das Luzes de sua gestão, Prefeita de Eunápolis tenta acelerar Privatização da Água

Ignorando novos eleitos e prejudicando a população e o desenvolvimento da cidade

No Apagar das Luzes de sua gestão, Prefeita de Eunápolis tenta acelerar Privatização da Água
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mesmo diante dos resultados das urnas, que elegeram uma nova composição na Câmara Municipal e um novo prefeito para Eunápolis, a prefeita Cordélia de Almeida age contra o interesse público ao tentar, no fim de seu mandato, acelerar a privatização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Essa decisão atropela o bom senso e desconsidera o fato de que a nova gestão, sob o prefeito eleito Robério Oliveira, terá a responsabilidade de conduzir o município daqui para frente. Em vez de respeitar o desejo de renovação que a população demonstrou nas urnas, a prefeita se apressa em impor um modelo de gestão de serviços essenciais que privilegia interesses privados, deixando a população de lado.

Desde o início de sua gestão, Cordélia criou uma relação conflituosa e eleitoralmente motivada com a Embasa, a empresa pública que há anos tem experiência em administrar o abastecimento de água e esgoto no estado. Com essa atitude, ela prejudicou o município, que poderia ter recebido aproximadamente R$ 200 milhões em investimentos que beneficiariam diretamente a população. Esses investimentos, paralisados pela falta de contrato formalizado entre o município e a Embasa, não só melhorariam a qualidade do abastecimento de água e da coleta de esgoto, mas também impactariam a saúde pública e o desenvolvimento econômico de Eunápolis.

Cada dia que passa sem essa formalização representa uma oportunidade perdida. A falta de avanços nos sistemas de água e esgoto impede a criação de postos de trabalho e de novos projetos de infraestrutura. Obras como novas estações de tratamento de água e esgoto, elevatórias de bombeamento e redes coletoras de esgoto poderiam estar gerando empregos e movimentando a economia local. Além disso, a ausência desses investimentos afeta diretamente a qualidade de vida da população, principalmente a das famílias mais vulneráveis. Com a falta de saneamento adequado, aumentam os riscos de doenças e diminuem as chances de uma vida digna para todos (todas)..

Leia Também:

Privatizar o abastecimento de água e esgoto significa colocar um serviço essencial nas mãos de empresas que, historicamente, priorizam o lucro em detrimento do bem-estar da população. Com o objetivo de maximizar seus ganhos, muitas dessas empresas negligenciam os investimentos necessários para garantir um serviço de qualidade. E isso resulta, no médio e longo prazo, em tarifas elevadas e um serviço ainda mais precário. A conta, no fim, recai sobre o povo, que já paga seus impostos e agora teria que arcar com altos valores nas tarifas para sustentar lucros privados.

Há também um problema sério com a corrupção e a falta de fiscalização que costumam acompanhar processos de privatização. Em muitos casos, empresas privadas envolvem-se em fraudes e subornos para contornar os órgãos de controle, criando um ciclo de impunidade e exploração. Sem uma fiscalização rigorosa, os interesses da população ficam em segundo plano, enquanto os lucros de poucos são priorizados. Essa realidade cruel mostra que privatizar a água é arriscar o futuro de nossa cidade e entregar o patrimônio público nas mãos de especuladores.

Água é uma riqueza do povo e não pode ser privatizada. A população de Eunápolis merece uma gestão pública que priorize a saúde, o desenvolvimento econômico e o bem-estar de todos (todas), não os interesses de empresas privadas.

É hora de unir forças contra essa tentativa de privatização desastrosa e exigir investimentos públicos que beneficiem a cidade e criem oportunidades para a população.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também