Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

MPT investiga denúncias de assédio moral e sexual na Embasa do CAB

Aplica formulário de clima organizacional

MPT investiga denúncias de assédio moral e sexual na Embasa do CAB
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por determinação da Procuradora do Trabalho, Dra. Adriana Holanda Maia Campelo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está notificando os(as) trabalhadores(as) lotados(as) na sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para que preencham um formulário enviado por e-mail. O questionário, que aborda o clima organizacional da Embasa, tem como objetivo subsidiar o MPT na investigação de denúncias de assédio moral e sexual na sede da empresa, no âmbito do Inquérito Civil nº 003443.2023.05.000/0-11.

Segundo o MPT, as informações fornecidas deverão refletir a realidade vivida pelos (as) trabalhadores (as) no local, de modo a contribuir com a investigação. Ressalta-se que os relatos prestados têm caráter informativo e não serão transformados em novas denúncias. O MPT garante, ainda, o anonimato dos participantes e a proteção de dados sensíveis. O formulário estará disponível até o dia 3 de novembro de 2024, às 23h59.

Esse inquérito civil soma-se a outro, aberto recentemente pelo MPT, no dia 14 de outubro, com o objetivo de investigar denúncias de assédio moral e sexual na Embasa, desta vez no Parque Operacional Paulo Jackson, em Salvador. Essas ações refletem a urgência de enfrentar um problema que, infelizmente, ainda permeia a cultura organizacional de muitas empresas, e a Embasa não é exceção: a violência psicológica e sexual no ambiente de trabalho.

Leia Também:

Com a intervenção do MPT, espera-se não apenas o esclarecimento dos fatos e a punição dos(as) responsáveis, mas também que a Embasa implemente políticas sérias e eficazes de prevenção e combate aos assédios moral e sexual. Casos bem-sucedidos em outras organizações demonstram que é possível criar um ambiente onde todos(as) se sintam respeitados(as) e seguros(as). É fundamental que a Embasa siga esse caminho, abandonando discursos vazios e adotando práticas concretas.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também