Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Ministério Público volta a se manifestar em Ação Popular contra a privatização do SAAE de Xique-xique

AP pede que se torne nulo o processo licitatório que concedeu ao Consórcio Águas de Xique-xique a prestação desses serviços

Ministério Público volta a se manifestar em Ação Popular contra a privatização do SAAE de Xique-xique
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em nova petição nesta quinta-feira (23/02), sobre uma Ação Popular - AP ajuizada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) em parceria com o Sindae, o Promotor Francisco Joaquim da Silva Filho, representante do Ministério Público Estadual – MPE,  voltou a se manifestar favoravelmente pela retomada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xique-xique – SAAE.

A AP pede que se torne nulo o processo licitatório que concedeu ao Consórcio Águas de Xique-xique a prestação desses serviços por 30 anos. No ano passado o MPE já havia se manifestado pela suspensão da licitação.

O Promotor Francisco Filho destacou nesta última petição, encaminhada à Justiça Estadual, que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM BA, no processo nº 12888e22, acertadamente também já havia se pronunciado pela suspensão da Concorrência Pública nº 002/2021, realizada pelo Município de Xique-Xique.  Dentre as irregularidades apontadas, segundo o Promotor, chama a atenção à usurpação de competência, uma vez que não teria havido a obrigatória autorização do Conselho da Microrregião para a contratação isolada pelo município dos serviços de saneamento, por isso a necessidade de anulação ou cancelamento do certame.

Leia Também:

Embora as manifestações favoráveis contra o processo licitatório que privatizou o SAAE de Xique-xique, precarizando a prestação dos serviços e causando enormes transtornos à população com a imposição de aumentos tarifários incompatíveis com a realidade da prestação de serviços e condições econômicas dos (das) munícipes, o juiz Fernando Antônio Sales Abreu, da Vara Cível de Xique-Xique, e o TCM, ainda não julgaram os méritos dessas ações que correm em cada um destes tribunais. O Sindae vai continuar cobrando para que esses serviços sejam retomados pelo município através do SAAE.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também