Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Manifestação nacional de luta pelo piso mobilizou educadores de Salvador e diversos municípios baianos; confira!

Na Bahia, a APLB protagonizou o movimento reunindo educadores de todo o estado

Manifestação nacional de luta pelo piso mobilizou educadores de Salvador e diversos municípios baianos; confira!
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã da quarta (22/03), a Praça da Piedade, em Salvador,  esteve ocupada de forma massiva por trabalhadores e trabalhadoras em Educação que atenderam à convocação da APLB-Sindicato para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Salarial do Magistério e pela revogação do Novo Ensino Médio. Nas 17 regionais da APLB distribuídas pela Bahia também foram  organizados atos de protesto. Educadores das redes estadual e municipal da capital participaram da mobilização conjunta, que pediu ainda a valorização dos profissionais da Educação e mais investimentos no setor.

A paralisação organizada pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação –  contou com atividades nas capitais e municípios de todo o país. Além do cumprimento da lei do piso, a paralisação pede que o governo federal encaminhe a regulamentação da lei de diretrizes e carreira para valorizar funcionários/as, professores/as e todos que fazem a escola funcionar.

Apesar de garantido em lei desde 2008, o piso ainda não é cumprido por todos os estados e municípios. Além disso, o reajuste anual concedido aos educadores não se estende a todos os trabalhadores devido a medidas que ainda não foram adotadas pela União.

Publicidade

Leia Também:

Para o  coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira, Educação de qualidade se faz com professores (as) e demais funcionários (as)  valorizados.  “O piso é lei e precisa ser cumprido! A APLB permanece nesta luta. Prefeitos e governadores devem pagar o piso e respeitar o plano de carreira sem achatamentos”, disse. Rui evidenciou a confiança e o apoio dos trabalhadores na luta do sindicato e lembrou de vitórias como a aprovação das propostas apresentadas na última assembleia da rede estadual de ensino.

A vice coordenadora da APLB, Marilene Betros, afirmou que “o piso deve ser pago a todos da carreira, inclusive aposentados, e o Novo Ensino Médio representa um grande retrocesso com prejuízos graves, especialmente aos estudantes de escolas públicas”. Marilene ressaltou ainda que a carreira dos educadores precisa ser reestruturada com foco na valorização e no crescimento profissional”.

Para a diretora administrativa da APLB, Elza melo, a paralisação nacional foi de extrema importância. Ela destacou a participação da Bahia e chamou a atenção para o cumprimento da lei do piso também no âmbito municipal. “Aqui na Bahia fizemos bonito, especialmente em Salvador. Ocupamos a praça e a categoria atendeu ao chamado do sindicato. Estivemos durante toda a manhã dialogando na defesa do piso salarial, pela revogação da nova modalidade de ensino médio, entre outras questões”, disse.

Elza falou ainda sobre a Campanha Salarial de 2023, da rede de ensino de Salvador. “Teremos uma reunião com o secretário de gestão amanhã para tratarmos da pauta. Esperamos do executivo municipal uma proposta que contemple os anseios da classe. Posteriormente realizaremos uma assembleia para apresentar o resultado das negociações. A luta e unidade dos trabalhadores é possível. Viva a APLB”, pontuou Elza. 

O professor Roberto Sidnei, diretor da Faculdade de Educação da UFBA (FACED), e o ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), também participaram do evento. 

“Nossa presença aqui é em favor da escola básica baiana, da formação do trabalho docente, da revogação do Novo Ensino Médio, que não tem qualidade e pela valorização do trabalho docente”, declarou Sidnei.

A manifestação na Praça da Piedade contou com um número expressivo da categoria e diversas atividades artísticas e culturais com apresentação de repentistas, poetas, da banda Tambores de Búzios e manifestações políticas. O público também teve a oferta de serviços como aferição da pressão arterial e testes de glicemia.

 

Veja as imagens!

SALVADOR (Fotos: Getúlio Borba):

FONTE/CRÉDITOS: APLB
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia