Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Luta antiga da Apub: professores de Salvador conquistam direito à meia entrada

A emenda de autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT) alterou o Projeto de Lei 280/2023

Luta antiga da Apub: professores de Salvador conquistam direito à meia entrada
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“A luta da Apub pela meia entrada é antiga! Portanto, precisamos comemorar essa vitória na cidade de Salvador. Ao mesmo tempo, nossa diretoria aproveita para dizer que continuamos lutando para que a assembleia legislativa tome a mesma medida, beneficiando todas as professoras e professores, e profissionais da educação da Bahia. Registramos que foi fundamental o nosso diálogo com a vereadora Marta Rodrigues (PT), que entendeu a importância de considerar legítimo o pleito da categoria docente da Rede Federal e propôs emenda considerando a unidade da categoria docente da educação básica e superior, bem como de toda rede pública nas esferas municipal, estadual e federal, ampliando o benefício para todos os professores e professoras”, comemora Marta Lícia, presidenta da Apub.

A emenda de autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT) alterou o Projeto de Lei 280/2023, que garantia o direito à meia entrada para professoras/es, coordenadoras/es pedagógicos e titulares de cargos do quadro de apoio da Rede Pública Municipal de Ensino. Com a mudança, o direito passa a ser estendido a todos os profissionais da Educação, independente do vínculo com o município.

“Apresentamos essa emenda ampliando a meia entrada para as redes estadual, federal e privada para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de apoio por entender que todos são educadores e devem ter esse direito, independente da instituição ou da esfera onde se encontra. Os educadores são fundamentais na formação da cidadania, da dignidade, e do acesso à cultura e ao conhecimento. Os direitos têm que existir indiscriminadamente”, explica Marta Rodrigues, autora da proposta.

Leia Também:

Para acessar o direito, os educadores terão que apresentar carteira funcional ou holerite, acompanhado de documento de identificação. O projeto de lei visa valorizar os profissionais de educação e garantir que os alunos de Salvador sejam educados por profissionais da educação com amplo acesso aos equipamentos e eventos culturais.

Agora, é fundamental que a Assembleia Legislativa do estado tome a mesma iniciativa, beneficiando todas/os as /os professoras/es e profissionais de educação do estado da Bahia. O texto será encaminhado ao prefeito Bruno Reis (UB), para sanção.

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também