Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Greve de 1983 – Evento político destaca importância de manter viva a memória e a história da categoria petroleira

A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, agradeceu aos companheiros e companheiras de 83

Greve de 1983 – Evento político destaca importância de manter viva a memória e a história da categoria petroleira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A noite do último dia 11 de julho foi de festa, confraternização e de nostalgia, bem diferente de 40 anos atrás, quando nesta mesma data centenas de petroleiros foram demitidos e perseguidos pela ditadura militar. O ano era o de 1983 e a categoria, devido à repressão, foi obrigada a encerrar uma greve que parou a produção da Refinaria Landulpho Alves e entrou para a história do movimento sindical brasileiro.

O movimento que ficou conhecido como a Greve de 1983, foi rememorado na noite da terça-feira (11), na Subsede da Cultura e Cidadania do Sindipetro Bahia, com a presença de muitos dos grevistas de 83, de representantes de sindicatos, movimentos sociais e da juventude.

A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, agradeceu aos companheiros e companheiras de 83 “pelo espirito de luta e resistência, que acabou por moldar a categoria petroleira”. A presidenta da CUT Bahia, Leninha, ressaltou que os petroleiros fizeram a luta além da pauta econômica, “uma luta pelo país”.

Leia Também:

A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT) falou da importância de manter viva a memória e a história, lembrando que a luta pela anistia dos petroleiros grevistas de 1983 ainda está inacabada, pois nem todos conseguiram a reparação econômica.

O presidente da Aepet, Marcos André, enfatizou a determinação dos petroleiros de 83 “que tiveram coragem quando tudo era mais difícil, quando suas vidas estavam em jogo”, invocando a categoria a também ter coragem nos dias de hoje. Para o presidente do Cepe Salvador, Dejair Santana, a luta dos petroleiros acabou por fortalecer também a Petrobrás.

O diretor da Astape, Valdemar Gabriel, fez um retrospecto ainda maior da história, mostrando que a categoria petroleira nunca fugiu à luta. Já o vice-presidente da Abraspet, Jorge Cerqueira, salientou a abrangência da greve de 1983, que foi essencialmente política, e defendia também a autonomia do país e a Petrobrás.

O diretor da Astape, Valdemar Gabriel, fez um retrospecto ainda maior da história, mostrando que a categoria petroleira nunca fugiu à luta. Já o vice-presidente da Abraspet, Jorge Cerqueira, salientou a abrangência da greve de 1983, que foi essencialmente política, e defendia também a autonomia do país e a Petrobrás.

O coordenador de articulação social da Secretaria de Relações Institucionais do governo do estado da Bahia, Ademar Lopes, que foi ao evento representando o governador Jerônimo Rodrigues, falou da importância do movimento sindical, que apesar dos ataques que sofreu nos últimos quatro anos, contribuiu muito para resgatar o Brasil do fascismo, defender a democracia e a Petrobrás.

Germino Borges, petroleiro aposentado e que na época da greve de 83 era o presidente do Sindipetro Bahia, fez um resgate da história, mostrando os bastidores da greve, as perseguições sofridas pelos grevistas e a intervenção do governo militar no sindicato. Ele falou também das demissões – 198 em Mataripe (Bahia) e 152 em Paulínia, em Campinas (São Paulo) – e da luta pela anistia, pela reintegração à Petrobrás e pela reparação econômica, destacando os frutos da greve, que contribuiu com o processo de redemocratização do Brasil, impulsionando a primeira greve geral da ditadura militar, no dia 21 de julho e a criação da Central Única dos Trabalhadores, no dia 28 de agosto do mesmo ano.

O Sindipetro Bahia entregou a Germino Borges e a Elísio Santana, que na época eram presidente e vice-presidente da entidade sindical, respectivamente, duas placas de reconhecimento à luta de todos os grevistas de 1983. A mesma homenagem foi prestada à Abraspet,

O evento teve ainda uma palestra sobre “ A responsabilidade da Petrobrás por Violações de Direitos durante a Ditadura”, ministrada pelos professores e pesquisadores Carlos Eduardo Freitas UFBA/UNEB) e Alex de Souza Ivo (IFBA).

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também