Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

FUP: Paten traz avanços regulatórios que ajudarão a acelerar o processo de transição energética

Programa é sancionado pelo presidente Lula nesta quarta-feira, 22

FUP: Paten traz avanços regulatórios que ajudarão a acelerar o processo de transição energética
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, participou na tarde desta quarta-feira, 22, em Brasília, da cerimônia de sanção presidencial do projeto de Lei 327/2021, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). Propostas da FUP foram incorporadas pela maioria do Congresso Nacional durante a tramitação do projeto.

“Agora podemos ter uma lei que considera a transição energética como uma necessidade para o enfrentamento climático e, principalmente, uma oportunidade para transformar o Brasil em um país mais desenvolvido e justo”, destaca Bacelar, que é também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Governo Lula.

Em seu entender, o programa traz avanços regulatórios que ajudarão a acelerar o processo de transição energética e a contribuir para as metas climáticas do Brasil no que diz respeito ao setor energético. Além disso, há medidas voltadas para o desenvolvimento de infraestrutura, de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e ao financiamento destinado à maior eficiência energética.

Leia Também:

Para o coordenador-geral da FUP, a criação do Fundo Verde – fundo de garantias para o desenvolvimento sustentável – é um passo importante para que o país desenvolva mecanismos para o financiamento da transição energética.

O Fundo Verde dará aval aos proponentes dos projetos, a fim de garantir o crédito que as instituições financeiras irão oferecer para financiamentos. Essas operações de crédito ocorrem no âmbito das operações privadas, mas a garantia contra os riscos é assumida pelo Estado, ainda que o Fundo Verde seja de natureza privada.

Segundo Bacelar, é preciso encontrar uma regulamentação que preste atenção nessas características, a fim de garantir que os riscos assumidos pelo Estado brasileiro sejam revertidos para o interesse nacional, para o desenvolvimento científico e tecnológico, para inovação e para a construção de infraestruturas que promovam a transição energética justa e o desenvolvimento nacional.

Para a FUP, um dos destaques do Paten é que ele considera as distintas dimensões que deve ser pensada a transição energética no Brasil. Ou seja, além da questão climática, considera também as dimensões do desenvolvimento tecnológico, das questões sócio-econômicas e industrial.

Exemplo disso é o artigo V do capítulo primeiro, que trata da transição nas regiões carboníferas do país como um desafio para desenvolver novos setores econômicos que possam substituir o peso dessas atividades nas economias locais. “É preciso garantir na regulamentação desta lei que essas substituições atendam às populações que vivem da renda proveniente do carvão e possam encontrar a devida capacitação para novas atividades laborais para o sustento de suas famílias”, afirma Bacelar.

O Paten também destaca as especificidades e vocações do setor energético brasileiro, contemplando o gás natural na transição energética, a descarbonização das matrizes energéticas e fomentando a agregação de valor e a produção industrial e de bens estratégicos, como a produção de SAF (combustível sustentável de aviação), e de fertilizantes nitrogenados.

 

FONTE/CRÉDITOS: FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também