Que o plano odontológico é muito ruim, todo mundo já sabe, e isso foi alertado diversas vezes pelo sindicato à diretoria da Embasa. Desta vez, a Unimed Odonto ultrapassou todos os limites ao constranger e humilhar seus (suas) beneficiários(as), demonstrando total desprezo pelos(as) trabalhadores(as) da empresa ao suspender os atendimentos sem qualquer justificativa plausível.
O Sindae vem recebendo inúmeras denúncias de trabalhadores(as) da Embasa que, além de sofrerem com um plano já insuficiente, estão tendo tratamentos interrompidos, inclusive em casos que demandam intervenções urgentes. O impacto na saúde e bem-estar dos (das) beneficiários(as) é evidente e alarmante.
Segundo informações que chegaram ao conhecimento do sindicato, a Unimed Odonto decidiu suspender atendimentos para pressionar a Embasa a aplicar um reajuste por sinistralidade que, de acordo com a empresa baiana, não tem prazo para ser avaliado, uma vez que o reajuste obrigatório anual já foi implementado.
Recentemente, contra o que estava “batido o martelo” com o Sindae, que seria a abertura de nova licitação, a Embasa resolveu, de forma unilateral e descumprindo o acordo com a categoria, renovar o contrato com a Unimed Odonto por mais um ano. O sindicato alertou sobre os problemas da Unimed Odonto em várias ocasiões, sendo que a Embasa já havia se comprometido com o sindicato a abrir nova licitação para a escolha de um plano odontológico com maior cobertura e qualidade. A exigência era de que o novo plano odontológico contemplasse uma maior cobertura no rol de atendimentos e procedimentos. A Embasa se comprometeu a realizar um novo certame, mas, ainda assim, preferiu manter um contrato que não atende às necessidades dos (das) trabalhadores (as). Com essa decisão, a Embasa mostra que faltou compromisso com a categoria.
Sobre a suspensão da Unimed Odonto, após contato com a Embasa, a empresa garantiu que está buscando regularizar o atendimento. Caso não seja possível, vai processar a empresa e fazer uma contratação emergencial com dispensa de licitação.
Assistência médica
A situação se repete no campo da assistência médica, onde o Sindae tem cobrado insistentemente a não renovação automática do contrato devido à falta de rede credenciada em várias regiões do estado.
O Sindae exige que a Embasa cumpra sua palavra, respeite os (as) trabalhadores(as) e abra um novo processo licitatório para garantir um plano odontológico e médico que atenda às reais necessidades da categoria.
É hora de a Embasa "acordar para a vida" e assumir seu compromisso com a saúde e dignidade de seus (suas) trabalhadores (as).
Nota à imprensa
A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, lamenta a inconveniência e esclarece que o plano odontológico Unimed Odonto, referente ao contrato com a Embasa - Empresa Baiana de Água e Saneamento, reestabeleceu os atendimentos aos beneficiários no dia de hoje (01/11), às 12h12.
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