O Sindae esteve na manhã desta quinta-feira (14/09) na Estação de Tratamento de Água - ETA de Nova Ibiá, sistema de abastecimento ligado à Unidade Regional de Jequié – USJ, ouvindo operadores e realizando levantamentos das necessidades de melhorias das condições de trabalho na ETA. Recentemente, em outras visitas na região, o Sindae esteve nas ETAS de Gandu e Wenceslau Guimarães.
Desta vez, na ETA de Ibiá foram identificadas necessidades de aquisições de alguns equipamentos de laboratório para análise da água, compra de móveis de escritório e adequação ou reforma de espaços, a exemplo do laboratório, casa de química e banheiro. Além disso, embora a ETA tenha uma boa iluminação e fácil localização, não existe no local um espaço de convivência com cozinha e refeitório, o que está em desacordo com o compromisso da Embasa assumido com o Ministério Público do Trabalho – MPT.
Essa ação de visitas às ETAs segue o planejamento estratégico do Sindae, que estabelece que o sindicato vai fiscalizar as condições de trabalho nas unidades operacionais da Embasa. Contudo, para além das melhorias das condições gerais do ambiente de trabalho, o Sindae também objetiva a garantia da proteção da incolumidade física dos (das) operadores (as), que muitas vezes estão vulneráveis a ataques de terceiros, como assaltos e outras violências, principalmente às mulheres. É sabido que muitos desses (dessas) trabalhadores (as) laboram em ETAs e ETEs em locais perigosos e de difícil acesso, e o que é pior, sozinhos (as).
No final do mês passado (25/08), o Sindae esteve em reunião com o Diretor de Operação do Interior - DI, Gildeone Almeida Santos, na sede da empresa, em Salvador, para retomar o diálogo com o gestor em assuntos de extrema importância e urgência para a categoria. Na reunião, foram abordadas questões sobre fornecimento de transporte para os (as) trabalhadores (as), segurança e melhorias das condições de trabalho para os (as) operadores (as), plano de saúde e agilização das solicitações de transferências.
Representando o Sindae, estiveram presentes nesta visita à ETA o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia e o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal.
Comentários: