Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Em ato do 8 de Janeiro, PT Bahia reafirma a importância da luta pela democracia

Presidente da CUT, Maria Firmino, a Leninha, destacou a unidade dos movimentos sociais, sindicais e de setores do governo

Em ato do 8 de Janeiro, PT Bahia reafirma a importância da luta pela democracia
Foto: Jonas Souza
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Presentes no ato do 8 de Janeiro, organizado por movimentos sociais, centrais sindicais e entidades do poder público em repúdio aos ataques golpistas em Brasília, em 2023, parlamentares e membros da Executiva do Partido dos Trabalhadores da Bahia reforçaram a necessidade de uma luta constante pela democracia no Brasil.

Os petistas destacaram ainda a importância de unir esforços para combater o extremismo, o ódio, o fascismo no país e as ameças à estabilidade e soberania políticas. 

Realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta segunda-feira, 08, o “Ato em defesa da democracia brasileira: A Bahia se une!” contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, dos vereadores petistas Marta Rodrigues e Suíca, dos deputados estaduais do PT, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto, Fátima Nunes, Maria Del Carmen, Neusa Cadore, Júnior Muniz, além de secretários de Estado, como Bruno Monteiro (Cultura) Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Fabya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social) e Luis Caetano (Relações Institucionais), dentre outros.

Leia Também:

Vice-presidente do PT Bahia, Jéssica Sinai afirmou que o ato realizado na Bahia se soma e reforça todos os outros que estão sendo realizados hoje no país em defesa da democracia. “O país aprendeu muito com aquela situação, e não é à toa que aqui no estado estamos reunindo nesse ato diversos movimentos sociais, dirigentes partidários, agentes governamentais e políticos exatamente para reafirmar que a democracia é fundamental para a construção de uma nação. Então a Bahia está unida junto a outros diversos segmentos no Brasil para defender a democracia” ressaltou a dirigente.

A membra da Executiva Estadual do PT Bahia e presidente da CUT, Maria Firmino, a Leninha, destacou a unidade dos movimentos sociais, sindicais e de setores do governo um ano após os ataques em Brasília e disse que a democracia precisa ser defendida por todos. “A democracia não somos só nós do movimento social que tem que defender um governo que é democrático, que é popular. Um governo que preza pela democracia tem que vir mesmo a público dizer que vamos lutar até o último momento para salvaguardar a nossa democracia, que é tão jovem, que foi tão duramente atacada. Então esse dia de hoje tem um simbolismo: após um ano dizer que nunca mais ninguém se ouse a atacar nossa democracia, os poderes constituídos”, afirma Leninha.

 

Vereadora de Salvador pelo PT, Marta Rodrigues defendeu a realização do ato para que “nunca mais volte a acontecer no país essa tentativa de golpe como a que aconteceu”. “Se as instituições, o presidente Lula, o Ministério Público, o STF não tivessem sido céleres a gente poderia ter vivido momentos ainda mais dramáticos no país, mas ainda bem que houve esse celeridade e a gente conseguiu ver um ano depois como nós avançamos, mas a gente precisa avançar ainda mais contra o discurso do ódio, da violência, das fake news, porque tudo isso antes vinha com muita intensidade, ainda continua, mas não tanto”, disse Marta, ao acrescentar: “Uma outra pauta que quero colocar para o nosso partido e é o que a gente também faz no dia a dia é a gente levar muito esse debate da democracia na educação. É através da educação também que a gente vai avançando e os nosso jovens vão entendendo também como esse processo é fundamental para a gente no país”.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM PT Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também