Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Domingo é dia de exercer o direito de escolher os rumos da sua cidade

Neste 6 de outubro os brasileiros e brasileiros vão escolher seus representantes ao Executivo e Legislativo municipais

Domingo é dia de exercer o direito de escolher os rumos da sua cidade
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O voto, embora obrigatório no Brasil, é na verdade, o exercício máximo da cidadania. É o momento em a pessoas tem o direito de escolher, de forma democrática, quem elas querem que as representem e, para isso é importante que o eleitor antes de registrar seu voto neste domingo (6) conheça bem a plataforma dos candidatos e candidatas, seus aliados e se eles realmente representam aquilo que você quer para a sua cidade e o futuro do país.

A eleição municipal é tão importante quanto as demais porque é na cidade que as pessoas vivem e são atendidas pelos serviços públicos, seja a saúde, a educação, o transporte público e outros. “É por meio do voto que são mantidas as instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes", defendeu a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, ao “convocar” a população a comparecer ao pleito deste domingo.

Lula também defendeu o direito ao voto, a soberania dos povos e a preservação da democracia. Em evento realizado no mês passado, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente brasileiro destacou que “nossa luta é fazer com que a democracia volte a ser percebida como o caminho mais eficaz para a conquista e efetivação de direitos. Recuar não vai apaziguar o ânimo violento de quem ataca a democracia para silenciar e retirar direitos. Não há contradição entre coesão social e o respeito à diversidade. O pluralismo nos fortalece. A democracia em sua plenitude é base para promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência”

Leia Também:

A CUT enquanto entidade sindical e defensora da democracia também se posicionou sobre a importância do voto para o desenvolvimento de umas país verdadeiramente justo e solidário, em que cada cidadão e cidadã possam ter uma vida digna, com respeito a seus direitos e que “dias melhores” não sejam apenas retóricos, mas que sejam de fato, alcançados.

Por isso que a CUT elencou 13 pontos em sua Plataforma Eleitoral 2014 que são importantes não apenas para a classe trabalhadora como para a população de todas as idades. A plataforma traz temas de interesse de toda a sociedade relacionados ao meio ambiente, emprego, segurança pública, cultura, esporte, lazer, transporte, serviços públicos, entre outros.

“É preciso mudar a correlação de forças desfavorável aos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras no Congresso Nacional, o que começa por eleger vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas comprometidos com a democracia, com a geração de empregos, de renda e de oportunidades de trabalho; que tenham compromisso em melhorar a educação, a saúde e o transporte público, em proteger o meio ambiente e construir moradias de qualidade em territórios adequados e seguros”, diz trecho da apresentação da Plataforma.

O papel dos vereadores é o de apresentar e votar projetos dos seus colegas e dos prefeitos. São eles que aprovam ou não, o orçamento de uma cidade e para onde os investimentos serão destinados, seja a construção de uma nova escola, seja a troca de asfalto, seja em programas de saúde. Por isso que seu papel é importante nas decisões a serem tomadas pelo prefeito ou prefeita eleitos.

Um levantamento do TSE, atualizado na última sexta-feira (27/09), às 17h, indicava um total de 463.367 candidaturas registradas de 29 partidos políticos. Desse número, 93,23% (431.980) são para o cargo de vereador, enquanto 3,36% (15.573) são para prefeito e 3,41% (15.814) para vice-prefeito. 

Opções são milhares, mas cabe agora a você, eleitor, decidir o que quer para a sua cidade, votando em candidatos que defendam aquilo em que você acredita.

Serviço

Horário de votação

Domingo (6) das 8h às 17h, sempre tendo como referência o horário de Brasília/DF.

Documentos necessários

Para votar não é obrigatório levar o título de eleitor, mesmo para quem não fez a sua biometria junto à Justiça Eleitoral. Apenas um documento original com foto é o suficiente. São eles: carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. 

Importante: não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade no momento do voto.

FONTE/CRÉDITOS: Portal CUT
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também