Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Diretoria da Embasa e CONSAD desrespeitam realidade ao convocar número insuficiente de aprovados (as) no concurso

Sindae cobra providências urgentes

Diretoria da Embasa e CONSAD desrespeitam realidade ao convocar número insuficiente de aprovados (as) no concurso
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda-feira (04/11), o Sindae protocolou um ofício à Presidência da Embasa e ao Conselho de Administração (CONSAD), exigindo providências imediatas para ampliar a convocação dos (das) aprovados (as) do cadastro de reserva. A insuficiente chamada de apenas 130 candidatos (as) do concurso de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia no último dia 24/10, demonstra uma resposta insensível frente às necessidades de pessoal da empresa, identificadas pelas próprias gerências regionais. O sindicato também solicita a realização de um novo concurso para suprir as carências não atendidas no último certame nas áreas laboratoriais e em setores fundamentais.

Essa convocação reduzida descumpre o acordo de desterceirização firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o qual exige uma redução significativa da terceirização e maior valorização dos (das) concursados (as). Em última reunião entre Sindae, Embasa e MPT, ficou claro que a recomposição de pessoal tem sido insuficiente, expondo a força de trabalho à sobrecarga e à precarização.

Das 130 vagas para convocação que foram aprovadas pela Diretoria Executiva da Embasa e pelo CONSAD, 55 são para o nível médio, 28 para técnico e 47 para nível superior, o que é incapaz de atender a necessidade real, especialmente em áreas do interior onde o único trabalhador efetivo é o gerente, enquanto o restante da equipe é composta por terceirizados (as).

Leia Também:

Para o Sindae, a luta pela ampliação das convocações vai além do preenchimento de vagas: é uma questão de dignidade, estabilidade e respeito aos direitos dos (das) trabalhadores (as) e da população.

O sindicato continuará pressionando para que a Embasa e o CONSAD assumam a responsabilidade de valorizar o serviço público, atendam às demandas reais e rompam com a lógica de exploração e precarização.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também