Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Começou a eleição para o COMCOB da Petros. Vote nos candidatos apoiados pela FU

Se você é do PP-2, vote na dupla 71, formada pelos petroleiros Hoffman (Sindipetro ES) e Fábio Canté (Sindipetro LP)

Começou a eleição para o COMCOB da Petros. Vote nos candidatos apoiados pela FU
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começou nesta segunda-feira, 13, a eleição dos representantes dos participantes e assistidos para os Comitês Consultivos dos Planos de Benefícios (COMCOBs) administrados pela Petros. A eleição prosseguirá até 27/10 e tem duas duplas de candidatos apoiadas pela FUP e pelas demais entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros.

São elas a dupla 71, formada pelos candidatos do PP-2 – Hoffmann (técnico de operação/Sindipetro ES) e Fábio Canté (engenheiro de petróleo/Sindipetro LP) – e a dupla 92, formada pelos candidatos do PPSP-NR, cujos integrantes são Domingos (aposentado/FNP) e Marco Aurélio (marítimo/Conttmaf).

O que é para que serve o COMCOB

O COMCOB é um fórum consultivo criado pela Diretoria da Petros, com o objetivo de aumentar a transparência sobre a gestão dos planos e, portanto, um espaço de representação importante para fiscalização e participação direta dos trabalhadores e trabalhadoras na administração e nos investimentos que impactam diretamente o patrimônio da categoria.

Leia Também:

Todos os planos administrados pela Petros terão um COMCOB com representantes eleitos pelos participantes/assistidos e indicados pelas patrocinadoras. Eles não serão remunerados e terão a oportunidade de participar de maneira ativa das etapas de planejamento e de fiscalização da gestão dos planos de previdência, acompanhando reuniões periódicas sobre temas, como:

– Resultados de investimentos realizados;
– Resultados das avaliações atuariais dos Planos de Benefícios;
– Custeios administrativos dos Planos de Benefícios;
– Reformas e alterações no Regulamento dos Planos de Benefícios.

Conquista do AOR

O diretor da FUP, Paulo César Martin, lembra que os COMCOBs são uma conquista da FUP no Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR).  “Em 2007, quando o AOR foi assinado, a previsão era que esses Comitês seriam denominados Comitês Gestores do então Plano Petros do Sistema Petrobrás (PPSP) e do novo Plano Petros 2”, explica.

Ele destaca que o AOR também previa que os Comitês seriam formados paritariamente por representantes eleitos por participantes e assistidos e indicados pela Petrobrás e que acompanhariam e fiscalizariam a gestão dos planos que a Petros administra.  “Foram muitos anos de luta, pressão e cobrança, até que esses Comitês se tornassem realidade. De todas as conquistas do AOR, falta ainda a implementação da eleição de dois diretores da Petros, um para a área de seguridade e o outro para a área de administração e finanças”, ressalta.

Se você é do PP-2, vote 71

Os candidatos para o COMCOB do PP-2 apoiados pela FUP e demais entidades do Fórum são: Hoffmann (técnico de operação da Petrobrás, diretor da FUP e coordenador do Sindipetro ES) e Fábio Canté (engenheiro de petróleo da Petrobrás e diretor do Sindipetro LP). Confira abaixo as principais propostas do programa de trabalho da dupla 71:

  • Defesa dos direitos: impedir retirada de benefícios e manter planos sustentáveis.
  • Transparência: garantir clareza na gestão e relatórios acessíveis.
  • Fiscalização: acompanhar decisões e cobrar prestação de contas.
  • Participação: diálogo ativo com participantes e assistidos.
  • Educação: incentivar formação e informação previdenciária.
  • Atuação técnica e sindical: compromisso com sustentabilidade e valorização.

Se você é do PPSP-NR, vote 92

Domingos Ribeiro, petroleiro aposentado da Petrobrás, e Marco Aurélio, marítimo e diretor do Conttmaf, são a dupla do COMCOB do PPSP-NR apoiada pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros. Conheça a proposta da dupla 92:

Criar canais diretos com a base do plano; criar grupo técnico com assessoria especializada; acompanhar de perto o fim dos PEDs, informando cada etapa do processo; supervisão da política de investimentos; análise da rentabilidade, dos riscos; esclarecer as regras de empréstimos; avaliar de forma crítica as despesas administrativas do plano; buscar informações em ações judiciais; garantir transparência nas ações; colaborar com conselheiros fiscais e consultivos.

Como votar

Para votar é muito simples: acesse a Área do Participante no Portal Petros ou no aplicativo com o seu número de matricula e senha. Clique no banner do COMCOB para entrar no ambiente de votação, escolha o seu plano e vote nas duplas indicadas pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros: dupla 71 (para o PP-2) e dupla 92 (para o PPSP-NR). Depois é só confirmar o voto.

Caso não lembre sua senha ou matrícula para acessar a área logada do site ou o aplicativo, clique em “Esqueci minha matrícula” ou em “Esqueci minha senha”, siga as instruções e as informações serão enviadas para o seu e-mail cadastrado na Petros.

FONTE/CRÉDITOS: Da comunicação da FUP
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também