O Governo Federal está em fase de construção do Plano Plurianual para o período 2024-2027, e com isso a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, recebeu na segunda-feira (12) trabalhadores (as) e empresários (as) que entregaram as propostas das mais diversas categorias, com objetivo de integrar o documento oficial que será encaminhado ao Congresso até agosto.
O evento aconteceu na Sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, na região central, onde a Ministra Simone Tebet apresentou o projeto “Vocês já fizeram o PPA dos Trabalhadores Brasileiros”, programa que visa inclusão dos movimentos sociais e entidades representativas sobre como o governo deve alocar os recursos federais.
As entidades apresentaram as propostas do movimento sindical, principalmente visando frear a retirada de direitos dos (das) trabalhadores (as). Os “eixos” são desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e defesa da democracia. A reconstrução precisa ser solidária, planejada, além de passar credibilidade para a população.
O PPA – Plano Plurianual Participativo
As plenárias são uma das formas de participação da sociedade na construção do Plano Plurianual 2024-2027 e permitem que a sociedade civil organizada e o conjunto dos (das) cidadãos (ãs) brasileiros (as) apontem diretrizes para as políticas públicas do país nos próximos quatro anos.
Em julho e agosto, as propostas e programas mais votados serão analisados pelo governo federal. Em seguida, vão constar no Projeto de Lei (PL) a ser encaminhado para o Congresso Nacional até 31 de agosto, que deve ser votado ainda em 2023 para ser colocado em prática a partir de 2024, com as demandas e contribuições da população brasileira.
Comentários: