Conquista do Sindipetro Bahia, os editais para contratação de empresas que estabelecem o piso salarial por função vêm se tornando uma prática da Petrobrás. A estatal, atendendo o pleito da entidade sindical, lançou seu quarto processo de licitação nesta modalidade, desta vez para o contrato de técnicos de segurança de SMS, que vão atuar na UN-BA.
A proposta que consta no certame licitatório traz um aumento de 40% no salário básico a ser praticado pela empresa vencedora, além de um aumento do número de vagas
O Sindipetro vem lutando para que a Petrobrás siga este modelo em todas as suas licitações para a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras das diversas empresas terceirizadas e também por estabelecer maior equilíbrio entre as empresas já no processo de licitação.
Para a entidade sindical, com o novo modelo de licitação, ganha a Petrobrás, ganham as empresas licitantes e ganham, principalmente, os trabalhadores que com isso começam a recuperar salários perdidos ao longo dos últimos anos quando o sistema de licitação não fazia essa exigência, o que levava as empresas a efetuarem uma concorrência predatória para reduzir os custos, colocando a conta nas costas dos trabalhadores através da redução salarial ou aplicando calote no fim do contrato.
Para o Sindipetro-BA, a postura da Petrobrás e da Gerência Geral da UN-BA é correta, pois muda completamente o olhar sobre as licitações no estado valorizando também o diálogo com a entidade sindical que apresentou essa proposição deste o ano passado.
Comentários: