Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Aposentados nos últimos 5 anos, que não gozaram licença-prêmio, podem requerer conversão em pecúnia

Pelo novo entendimento, essas licenças não gozadas estão passíveis de serem indenizadas

Aposentados nos últimos 5 anos, que não gozaram licença-prêmio, podem requerer conversão em pecúnia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um novo entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no que diz respeito às licenças-prêmios não gozadas durante o período de atividade pelos servidores que se aposentaram, abriu a possibilidade para que estes colegas requeiram a conversão em pecúnia, mesmo já estando aposentado.

Até recentemente a posição da PGE era norteada pelo item 03 do parecer sistêmico nº 744/2016, que rezava que as licenças cujo quinquênio aquisitivo tenha se completado antes de 31/12/2015, deveriam ser fruidas até a data da aposentadoria. O entendimento da Procuradoria era que “uma vez publicado o ato de aposentadoria voluntária ou de exoneração, a lei nº 13.471/2015 considera que o servidor renunciou o direito à fruição do saldo de licenças prêmio…”.

Pelo novo entendimento, essas licenças não gozadas estão passíveis de serem indenizadas. Entretanto, o prazo para que este direito seja requerido é de 5 anos após a aposentadoria. Ou seja, quem se aposentou a partir de fevereiro de 2020 e tinha período aquisitivo não fruído pode requerer administrativamente o direito.

Veja texto abaixo.

Leia Também:

Segundo levantamento do Sindsefaz, temos 466 aposentados que passaram para a inatividade nos últimos 5 anos. Não há lista que identifique quem está na situação de ter se aposentado sem usufruir a licença. Mas, com certeza, há muitos colegas nessa situação.

Neste sentido, orientamos que os colegas aposentados a partir de fevereiro de 2020 façam um levantamento junto à Secretaria da Administração, através do sistema SEI, das licenças não gozadas. Com este documento em seu poder, façam requerimento administrativo junto à SAEB solicitando a indenização correspondente.

FONTE/CRÉDITOS: Sindsefaz
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também