Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Aposentados (as) da Embasa protestam contra aumento abusivo do Plano de Saúde

Na prática, a manutenção do plano de saúde corporativo ficaria insustentável para a maioria

Aposentados (as) da Embasa protestam contra aumento abusivo do Plano de Saúde
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã dq quarta-feira (25/01) os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa realizaram um ato em frente à sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador, exigindo mais respeito da empresa em relação à assistência médica. 

O ato, que também contou com a participação e apoio dos (das) trabalhadores (as) não aposentados (as), teve como objetivo, além de demonstrar a revolta com o aumento exorbitante do custo do plano de saúde, cobrar da Embasa uma saída que viabilize a permanência da assistência médica corporativa para os (as) seus (suas) ex-funcionários (as). Com a recente mudança da operadora do Plano de Saúde, o valor de pagamento por vida para os (as) usuários da assistência médica saiu de R$ 664,42 para R$ 946,31. Ao se desligarem da empresa, os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa têm que arcar com esse valor integral. 

Na prática, a manutenção do plano de saúde corporativo, que foi conquistado com muita luta da categoria e que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, ficaria insustentável para a maioria desses (dessas). O Sindae mais uma vez reitera que tanto os (as) aposentados (as) quanto a própria entidade sindical jamais foram ouvidos ou alertados pela empresa sobre esse aumento abusivo.

Leia Também:

Semana atrás o sindicato propôs oficialmente à empresa a assinatura imediata e urgente de um aditivo ao ACT 2022/2023, para que esse custo com o Plano de Saúde para os (as) aposentados (as) e seus (suas) dependentes fosse subsidiado, com a cobertura de 50% do valor pela empresa. No último dia 17 de janeiro a Embasa, em resposta, disse que, embora “sensível às questões” trazidas pelo sindicato, estaria impedida de praticar o subsídio sugerido em decorrência de ausência de base legal, uma vez que os (as) aposentados (as) não têm mais vínculo empregatício com a empresa.   A resposta negativa da diretoria da Embasa é, evidentemente, uma mera desculpa, pois a base legal seria a previsão no próprio acordo coletivo. 

Em que pese a negativa da Embasa, o Sindae continuará buscando uma solução para a questão, tanto a curto quanto a médio e longo prazos, por isso conclama o apoio de todos (as) e a união da categoria nesse sentido.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia