Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Após empresas não apresentarem avanços nos ACTs, Sindae faz protesto na Cetrel

Sindae chamou a atenção para a falta de valorização das empresas para com os (as) seus (suas) trabalhadores (as)

Após empresas não apresentarem avanços nos ACTs, Sindae faz protesto na Cetrel
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última rodada de negociação conjunta, realizada no começo do mês (02/08), em que se esperava que a Cetrel e a DAC apresentassem uma boa proposta para os Acordos Coletivos de 2023/2025, as empresas resolveram insistir em não compartilhar o seu sucesso financeiro com os (as) seus (suas) trabalhadores (as) e mantiveram a proposição de repor apenas a inflação, aferida pelo INPC dos últimos 12 meses, para todas as cláusulas econômicas. Como já era previsível, a oferta foi prontamente rejeitada pela categoria e o sindicato não teve alternativa a não ser realizar um protesto na porta da Cetrel na manhã desta quinta-feira (24/08), no polo petroquímico de Camaçari.

No ato, o Sindae chamou a atenção para a falta de valorização das empresas para com os (as) seus (suas) trabalhadores (as), além disso, o sindicato deixou claro que a paralisação só seria desmobilizada depois da confirmação da retomada da negociação dos ACTs com a Cetrel e DAC, o que foi feita por meio de um funcionário da Cetrel presente no local. A nova reunião negocial será realizada na próxima quinta-feira (31/08).

É bom que se diga que, apesar de alegarem dificuldades na mesa de negociação, as próprias empresas confirmam que seus indicadores financeiros estão em ascendência. Para corroborar com essa informação, a meta do EBITDA para 2023 é 16% maior que o ano passado, ou seja, as empresas projetam um crescimento consistente de sua receita, por isso é necessário que se avance tanto no ganho real dos salários quando nas demais cláusulas econômicas dos ACTs, sendo que esse é o momento de valorizar o (a) trabalhador (a). É importante lembrar que esses resultados financeiros extraordinários são fruto do esforço coletivo dos trabalhadores (as) e o debate agora é sobre quem vai se apropriar dele com justiça, uma vez que a maior parte do excedente econômico gerado pela exploração do trabalho da categoria tem sido apropriada pelos acionistas. É hora do produto do trabalho retornar para quem o produz, que são os (as) trabalhadores (as).

Leia Também:

Estiveram presentes no ato a Secretária Geral do Sindae, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Aurélio Rocha Filho, o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Metropolitana, Fernando Biron, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal e o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane Andrade Santana, o Diretor da Regional Norte, Adriano Santos Silva Guimarães, a Diretora Regional Centro - Oeste , Alessandra Almeida da Silva Lima  e o suplente da Diretoria Executiva, José Lopes Gonçalves.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia