Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Após EMASA descumprir promessa de valorização da categoria, trabalhadores(as) voltam a rejeitar proposta de ACT

Além de não avançar nas reivindicações da categoria, a empresa apresentou uma proposta global considerada muito tímida

Após EMASA descumprir promessa de valorização da categoria, trabalhadores(as) voltam a rejeitar proposta de ACT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (11/06), na área externa do Escritório Operacional (EO) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A (EMASA – Itabuna), os(as) trabalhadores(as) da empresa voltaram a rejeitar mais uma proposta apresentada pela direção para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT – 2025/2027).

Além de não avançar nas reivindicações da categoria (que neste ano incluem cláusulas não apenas econômicas, mas também administrativas, sociais e relativas à saúde e segurança), a empresa apresentou uma proposta global considerada muito tímida, especialmente no que se refere às cláusulas financeiras. Os reajustes salariais propostos foram avaliados como insuficientes, já que mal repõem a inflação acumulada dos últimos 12 meses.

Nos últimos anos, a empresa tem prometido valorizar sua força de trabalho, uma vez que a EMASA oferece um dos menores salários entre as companhias de saneamento ambiental. No entanto, apesar dos discursos, essa valorização nunca se concretiza, o que tem gerado revolta entre os(as) trabalhadores(as). A insatisfação aumenta diante da alegação de dificuldades financeiras, enquanto continuam ocorrendo contratações de comissionados para atender interesses políticos. Soma-se a isso o repasse de dezenas de milhões de reais à empresa Metro Engenharia, em um contrato de prestação de serviços considerado incompreensível e injustificável.

Leia Também:

Diante desse cenário, após rejeitar a proposta apresentada, a categoria segue firme, forte, unida e exige a imediata retomada do processo de negociação.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também