Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Após cobrança do Sindipetro-Ba e FUP, diretor de E&P da Petrobrás fala em ampliação de investimentos na Bahia

O Sindipetro-Ba e a FUP vão continuar em busca da volta dos investimentos da Petrobrás na Bahia e no Brasil

Após cobrança do Sindipetro-Ba e FUP, diretor de E&P da Petrobrás fala em ampliação de investimentos na Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A garantia do diálogo permanente entre Petrobrás e entidades sindicais – consequência da vitória de Lula nas eleições presidenciais – foi um dos resultados positivos da reunião que aconteceu na quinta-feira (27), na sede da estatal, no Rio de Janeiro, entre o Diretor de E&P da Companhia, Joelson Falcão, o gerente Executivo de Terras e Águas Rasas, Francisco Queiroz, a FUP e o Sindipetro-Ba.

Representando as entidades sindicais estavam o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, o diretor de comunicação do Sindipetro-Ba, Radiovaldo Costa e o diretor da FUP, Paulo Neves.

Diversos assuntos de interesse dos trabalhadores próprios e terceirizados foram tratados na reunião. As entidades sindicais reivindicaram a volta dos investimentos da Petrobrás na Bahia, recebendo como resposta que o objetivo da estatal é de fato fortalecer a atuação da Petrobrás na Bahia através da exploração e produção de petróleo e gás, entre outras possibilidades.

Leia Também:

Muitas reivindicações e demandas foram apresentadas, entre elas que sejam feitos mais Investimentos na UN-BA, na perspectiva de ampliar a produção e que a Petrobrás volte seu olhar para a primeirização das atividades. O Sindipetro e a FUP colocaram ainda que querem abrir a possibilidade de trabalhadores que foram transferidos possam ter a possibilidade de retorno à medida que a Unidade volte a crescer. Além da absorção de trabalhadores da RLAM.

Também foi tratado sobre a reabertura de poços que estão fechados, a modernização das instalações, investimento em exploração, passando a ter um corpo técnico dedicado a essa atividade e reservatório . Além da necessidade da estatal focar na exploração marítima na Bahia.

As entidades sindicais também cobraram uma previsão de programação de contratação de sondas de produção e perfuração e trataram sobre o modelo de contratação das empresas prestadoras de serviços, com ênfase a estabelecer melhores condições de trabalho e salário para os trabalhadores terceirizados.

Também foi defendida outra questão muito importante que é o retorno da obrigatoriedade do plano de saúde para os dependentes de trabalhadores das empresas terceirizadas, que foi retirado em 2018 no governo Temer, prejudicando milhares de famílias em todo o Brasil.

Outra demanda apresentada ainda sobre os trabalhadores terceirizados é que a partir de agora os salários possam ser previstos já no edital de licitação.

O diretor de E&P da Petrobrás se comprometeu a estudar internamente as reivindicações apresentadas, ressaltando que há pontos em que existe concordância entre a empresa e as entidades sindicais, se colocando à disposição para a continuidade do diálogo tanto com ele, quanto com o gerente executivo, Francisco Queiroz, responsável pela UN-BA.

O Sindipetro-Ba e a FUP vão continuar em busca da volta dos investimentos da Petrobrás na Bahia e no Brasil para que o estado e o país possam voltar a crescer, gerando renda e empregos e que a Petrobrás volte a ser uma empresa integrada, com responsabilidade social.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também