Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

APLB-Sindicato fortalece parceria com a UFBA na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Neste ano, o projeto formou três turmas na FACEB

APLB-Sindicato fortalece parceria com a UFBA na defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Crédito fotos: CTB
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A APLB-Sindicato reafirma seu compromisso com a educação, a cidadania e os direitos humanos ao firmar uma importante parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a CTB e a Faculdade de Educação. Juntas, as instituições promoveram o curso de extensão “Educação em Direitos Humanos no Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”, uma iniciativa que une o movimento sindical classista à produção acadêmica em prol da proteção da infância e da juventude.

Neste ano, o projeto formou três turmas na FACEB, com apoio da Cáritas Brasileira – Regional 3 e do Projeto Axé, referências na atuação social e educativa.

A ação foi coordenada pela dirigente da APLB-Sindicato e secretária de Políticas Educacionais da CTB, Arielma Galvão, em parceria com a professora Maiara Damasceno, da UFBA.

Leia Também:

Educação, direitos humanos e compromisso social

Para Arielma Galvão, o curso reforça o papel da APLB como um sindicato que ultrapassa as fronteiras da luta salarial e atua também na formação humana e cidadã.

“É fundamental ampliarmos a aproximação entre o sindicalismo e a academia, especialmente na área dos direitos humanos e da proteção das nossas crianças e adolescentes. A Bahia é o quinto estado em casos de violação desses direitos. Por isso, é essencial que o movimento sindical e os movimentos sociais estejam atentos a esse tema. Nesta terceira turma, a APLB e a CTB participaram ativamente também como cursistas. Vamos seguir ampliando essa iniciativa, porque essa pauta é de interesse da sociedade e dos sindicatos filiados à nossa Central”, afirmou Arielma.

Universidade e movimento sindical de mãos dadas

A professora Maiara Damasceno destacou que o curso de extensão permite à UFBA dialogar diretamente com a comunidade externa, fortalecendo a troca entre teoria e prática social.

“A gente traz a sociedade para dentro da universidade. Nas primeiras turmas, tivemos a presença de assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares, mas o foco é atingir educadores, pois há uma lacuna na formação sobre acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A parceria com a APLB e a CTB garantiu a presença desses profissionais e a construção de um plano de ação voltado para as escolas”, ressaltou a professora.

Presenças e apoios

A aula da terceira turma contou com a presença da vice-coordenadora da APLB e Conselheira Estadual de Educação, Marilene Betros, e das diretoras da APLB Hércia Azevedo e Jhay Lopes, todas dirigentes também da CTB Bahia. Participaram ainda Antônio Lago (Sinposa e CTB Bahia) e Nancy Andrade (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe).

educadora do Projeto Axé, Daniele Barreto, destacou a relevância da ação:

“Essa parceria é essencial para ampliar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e fortalecer os movimentos sociais nessa causa.”

Já Inéria Florinda, assessora da Cáritas Brasileira – Regional 3, reforçou o papel transformador do projeto:

“Queremos formar novos atores na educação, embasados na defesa dos direitos humanos e na criação de ambientes escolares mais seguros e acolhedores.”

Compromisso que se renova

Com essa parceria, a APLB-Sindicato reafirma seu papel como uma entidade que luta não apenas por melhores condições de trabalho, mas também por uma educação transformadora, protetora e promotora da dignidade humana.

A formação de educadores conscientes sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é mais uma demonstração de que defender a educação é defender a vida.

 

FONTE/CRÉDITOS: APLB-Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também