Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

APLB repudia proposta de “professor voluntário” sugerida pela secretária estadual de Educação

De acordo com a secretária, esta seria uma forma de retribuição ao investimento feito pelo governo estadual na construção da unidade de ensino

APLB repudia proposta de “professor voluntário” sugerida pela secretária estadual de Educação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Esta semana, durante a inauguração do novo Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, na cidade de Presidente Dutra, Bahia, a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, sugeriu ao município  criar um projeto de professor voluntário.

De acordo com a secretária, esta seria uma forma de retribuição ao investimento feito pelo governo estadual na construção da unidade de ensino. 

“A cidade de P. Dutra, em retribuição ao presente que recebe e como respeito à Educação, vamos fazer aqui um programa de professor voluntário para enriquecer a formação dos nossos jovens que estão nesta escola”, disse. Adélia ainda prometeu retornar ao município para conferir o resultado da proposta. 

Leia Também:

A sugestão da comandante da pasta foi duramente criticada pelos educadores. Nesta sexta-feira (10/02), em Salvador, no Conselho Geral da APLB 2023, promovido para debater políticas educacionais, a direção executiva e regional da entidade aprovou uma moção de repúdio ao fato.

Veja o texto na íntegra:

Moção de repúdio à ideia de professor/a voluntário/a

Defendemos Educação de qualidade como um direito do nosso povo. Também entendemos a importância da relação familia-comunidade-escola. Entretanto, qualquer projeto que for pensado no sentido de abrir a escola para além dos dias letivos previstos em calendário, precisa ter diretrizes e planejamento. 

Qualquer ação pensada para os nossos/as alunos/as precisa ser concebida desde a intencionalidade pedagógica à proteção dos direitos do Magistério e profissionais da Educação. Neste contexto, o Conselho Geral da APLB-Sindicato repudia a fala da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. 

A Secretária da Educação, no dia 07/02, durante cerimônia de entrega do Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, em Presidente Dutra, proferiu um discurso defendendo  o voluntariado docente.

A docência é uma profissão e deve ser respeitada como tal! Fazemos a docência com compromisso, dedicação e defendemos a valorização do Magistério. Portanto, repudiamos qualquer atitude que fomente ideias de não entendimento da profissão docente deste lugar. É preciso respeito à  história de luta de uma categoria aguerrida. 

Estamos atentos e atentas, dispostos a defender projetos que coadunem com a nossa Constituição Federal, na perspectiva da Educação como direito para o povo e valorização do Magistério, sem perda de direitos. 

Basta de ataques à Educação!!!

Sigamos firmes e fortes na defesa do trabalho decente para a profissão docente!!!

APLB-Sindicato 

Moção de Repúdio aprovada no Conselho Geral da APLB-Sindicato no dia 10 de Fevereiro de 2023.

FONTE/CRÉDITOS: APLB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia